Viagem do Prelado à Rússia

Uma Missa na catedral de Moscovo, uma tertúlia na capital russa e uma visita ao santuário de Nossa Senhora de Kazán são alguns dos momentos da visita pastoral do Prelado do Opus Dei à Rússia.

Missa na catedral

D. Paolo Pezzi, Arcebispo de Moscovo e D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, celebraram, na catedral de Moscovo, uma Missa de ação de graças pela recente beatificação de Álvaro del Portillo.

Entre os assistentes a esta Missa encontravam-se diversos fiéis que participam nos meios de formação que o Opus Dei disponibiliza na região.

Entre os assistentes a esta Missa encontravam-se diversos fiéis que participam nos meios de formação que o Opus Dei disponibiliza na região.

Na ocasião, o Arcebispo de Moscovo benzeu um ícone com a imagem do Beato Álvaro del Portillo. Ao terminar a Missa, os presentes puderam venerar uma relíquia do sucessor de S. Josemaria.

No início da Missa, o Arcebispo agradeceu a presença de D. Javier Echevarría na Rússia e também a presença dos membros da Prelatura na diocese.

"O trabalho que as pessoas do Opus Dei realizam em Moscovo e São Petersburgo – disse o Arcebispo – é algo belo e construtivo para a diocese".

Tertúlia num teatro de Moscovo

D. Javier Echevarría teve um encontro com moscovitas que participam nos meios de formação do Opus Dei. O Prelado iniciou o encontro salientando que "a vida cristã deve ser alegre, deve ser uma oferta de amor aos que sofrem".

Comentou também a parábola evangélica dos convidados para o banquete que tinha sido lida na celebração eucarística desse dia: "Somos convidados por Jesus Cristo para a amizade e comunhão com Ele. A mensagem do Evangelho não é algo velho e ultrapassado: é novo, Cristo está vivo e acompanhar-nos-á até ao final dos tempos. Eu sou o primeiro a pedir-Lhe ajuda. Desde que pisei o solo de Moscovo, suplico-Lhe que encha as ruas da cidade com as Suas bênçãos".

Uma senhora, mãe de quatro filhos, perguntou-lhe como podia explicar à sua família " o valor da Eucaristia, o facto de que vale a pena dedicar meia hora à missa e duas horas de trânsito com uma criança pequena".

A Eucaristia – respondeu D. Javier –éo alimento da alma. Sem Jesus, não podemos viver uma vida plena. Como uma mãe dá de comer ao seu filho, também Deus nos alimenta com o Seu amor. É verdade que às vezes assistir à missa exige percorrer um longo caminho, mas será que os apaixonados vêm um obstáculo na distância que os separa? A missa ajudar-te-á a amar mais o teu marido e os teus filhos".

Outra pessoa pediu-lhe se podia explicar qual a mensagem do Opus Dei. O Prelado explicou que se trata de viver felizes na terra, mas pensando no Céu. Para isso é necessário trabalhar bem, para poder oferecer esse empenho a Deus: " S. Josemaria aconselhava a pôr sobre a mesa de trabalho um crucifixo e, ao lado, uma fotografia da própria família. O Opus Dei ajuda a simplificar a vida de todos os dias: no trabalho e na família encontram-se ocasiões para amar todos, independentemente da sua religião".

Que implica ser o sucessor de dois santos? Foi outra das perguntas. "Fui testemunha de como S. Josemaria e o Beato Álvaro viviam para os outros, de manhã à noite. Eu, como qualquer pessoa, devo lutar todos os dias por superar os meus defeitos. Por isso, vos peço que rezeis por mim".

Finalmente, convidou todos a rezar pela Rússia, "já que, como S. Josemaria nos recordava, a verdadeira e única arma eficaz é a oração".