Festa de S. Josemaria, com o coração na Rússia

Na Missa celebrada em Roma por motivo da festividade de S. Josemaria, o Prelado comunicou que nesse mesmo dia tinha começado na Rússia o trabalho apostólico estável do Opus Dei. Disponibilizam-se os parágrafos da homilia dedicados ao anúncio.

Foto: Juanjoseixas

“Hoje a minha alma vive uma alegria especial, de que gostaria que participásseis. Precisamente hoje, coincidindo com a festividade de S. Josemaria, começou na Rússia, de forma estável, o trabalho apostólico dos fiéis do Opus Dei, nessas terras que se estendem do Mar Báltico ao Oceano Pacífico, do Mar Negro ao Oceano Glacial Árctico.

Cumpre-se, assim, um dos sonhos de S. Josemaria, que sempre desejou estender o espírito do Opus Dei por todo o mundo e, portanto, também pelas nações da Europa Oriental.

Cumpre-se, assim, um dos sonhos de S. Josemaria, que sempre desejou estender o espírito do Opus Dei por todo o mundo e, portanto, também pelas nações da Europa Oriental. Não podeis imaginar quanto desejou que chegasse este momento!

Graças a Deus, os fiéis da Prelatura trabalham já nesses países, como em muitos outros. No entanto, durante muitos anos, a realização deste sonho na Europa centro-oriental tinha sido impedida pela ausência de liberdade.

Em 1955, durante uma viagem a Viena, S. Josemaria confiou esta intenção à Mãe de Deus, invocando-a com a jaculatória: Sancta Maria, StellaOrientis, filiostuosadiuva! (Santa Maria, estrela do Oriente, ajuda os teus filhos!). Não se cansou nunca de rezar por esta intenção, embora a passagem dos anos não deixasse sequer vislumbrar o início de uma solução.

Mais tarde, quando inesperadamente começaram a cair os muros construídos pela violência, o queridíssimo D. Álvaro del Portillo deu início à expansão apostólica do Opus Dei nesses países. Em primeiro lugar, na Polónia; depois na Eslováquia, na República Checa, na Hungria e nos Países Bálticos. Nos últimos anos, na Eslovénia e na Croácia.

Hoje, finalmente, chegou o momento de levar a actividade apostólica também à Rússia. Damos graças a Deus e pedimos, por intercessão da Virgem e de S. Josemaria, a ajuda divina nestes começos.

Foto: Juanjoseixas

Para levar por diante qualquer actividade apostólica temos que acudir, em primeiro lugar, a Deus. Devemos também pôr os meios materiais ao serviço do apostolado, pois as actividades apostólicas do Opus Dei necessitam da colaboração de muitas pessoas, das suas orações e da sua ajuda material.

Desta forma, com a graça de Deus e a generosa contribuição de tantos homens e mulheres de condições sociais diversas, desenvolve-se em todo o mundo, ao serviço da Igreja, uma obra evangelizadora cada vez mais ampla.

Leia a homilia completa em josemariaescriva.info (espanhol)

Visite a site do Opus Dei em russo: www.opusdei.ru