Exame de consciência para a confissão (adultos)

Disponibilizamos um conjunto de perguntas que podem ajudar a realizar o exame de consciência pessoal prévio a uma confissão. Esta versão está dirigida a adultos.

Especiais

A confissão é a oportunidade de pedir perdão a Deus e de receber a sua misericórdia. Antes de se confessar, reserve alguns momentos de silêncio para reflectir no que fez e que possa ter prejudicado outras pessoas, e o que pode fazer para se tornar num cristão melhor. Uma confissão sincera permite a renovação da alma e a sua abertura à graça de Deus. As questões que se seguem podem ajudar a reflectir sobre as ações pelas quais deve pedir perdão.


- Neguei ou abandonei a minha fé? Tenho a preocupação de conhecê-la melhor? Recusei-me a defender a minha fé ou tive vergonha dela? Existe algum aspecto da minha fé que eu ainda não aceito?

- Disse o nome de Deus em vão? Pratiquei o espiritismo ou coloquei a minha confiança em bruxos ou horóscopos? Manifestei falta de respeito pelas pessoas, lugares ou coisas santas?

- Faltei voluntariamente à Missa aos domingos ou dias de preceito?

- Recebi a Sagrada Comunhão tendo algum pecado grave não confessado?

- Recebi a Comunhão sem agradecimento ou sem a devida reverência?

- Fui impaciente, fiquei irritado ou fui invejoso?

- Guardei ressentimentos ou fiquei relutante em perdoar?

- Fui violento nas palavras ou acções com outros?

- Colaborei ou encorajei alguém a fazer um aborto ou a destruir embriões humanos, a praticar eutanásia ou qualquer outro meio de acabar com a vida?

- Tive ódio ou fiz juízos críticos, em pensamentos ou acções? Olhei os outros com desprezo?

- Falei mal dos outros, levando à málíngua?

- Abusei de bebidas alcoólicas? Usei drogas?

- Vi vídeos ou sites pornográficos? Cometi actos impuros, sozinho ou com outras pessoas? Vivo com alguém como se fosse casado, sem que o seja?

- Se sou casado, procuro amar o meu cônjuge mais do que a qualquer outra pessoa? Coloco o meu casamento em primeiro lugar? E os meus filhos? Tenho uma atitude aberta a novos filhos?

- Trabalho de modo desordenado, ocupando o tempo e energias que deveria dedicar à minha família e amigos?

- Fui orgulhoso ou egoísta nos meus pensamentos e acções? Deixei de ajudar os pobres e os necessitados? Gastei dinheiro com o meu conforto e luxo pessoal, esquecendo as minhas responsabilidades para com os outros e para com a Igreja?

- Disse mentiras? Fui honesto e diligente no meu trabalho? Roubei ou enganei alguém no trabalho?

- Cedi à preguiça? Preferi a comodidade ao invés do serviço aos outros? Descuidei a minha responsabilidade de aproximar os outros de Deus, com o meu exemplo e a minha palavra?


Descarregar PDF com sugestões para a confissão de adultos