A devoção de um sacerdote à venerável Montse Grases

Era Quinta-feira Santa de 1963. Eu era um padre recém-ordenado e vivia com os meus pais. A minha mãe estava doente e podia morrer dentro de meia hora. Montse tinha falecido precisamente na Quinta-feira Santa de 1959, quatro anos antes. Desde então, não deixei de recorrer à intercessão de Montse Grases.

Este favor de Montse aconteceu há muitos anos, mas recordo-o bem porque salvou a minha mãe de uma doença grave.

Na Quinta-feira Santa de 1963, eu era um sacerdote recém-ordenado e vivia com os meus pais na aldeia de Pedraza de la Sierra, na província de Segóvia. A minha mãe tinha então 63 anos e vinha tomando, havia bastante tempo, gotas de Efortil, um estimulante cardíaco. Nesse dia estava de cama. Chamei o médico local por volta das nove da noite. Ele auscultou-a e disse-me que a minha mãe podia morrer dentro de meia hora.

Comecei a rezar a Deus, com muita intensidade, através da intercessão da venerável serva de Deus Montse Grases. Montse tinha falecido precisamente na Quinta-feira Santa de 1959, quatro anos antes. Deixei o meu pai com a minha mãe e fui pregar duas Horas Santas em aldeias diferentes: Rades de Pedraza e Pedraza de la Sierra.

Só regressaria a casa por volta das onze horas da noite, com a angústia compreensível de que a minha mãe podia estar morta ou morrer nas próximas horas. Acompanhei-a toda a noite esperando que chegasse o fim.


Link relacionado: Vídeo para conhecer Montse Grases


No dia seguinte, Sexta-feira Santa, liguei a um cardiologista de Segóvia, que fica a 38 quilómetros de distância. Não recordo como consegui o contacto telefónico. Como era feriado, combinámos que ele viria no Sábado Santo de manhã para a visitar e lhe fazer um eletrocardiograma. Fê-lo e verificou que estava normalíssima. Segundo o cardiologista, ela não tinha nada de anormal e era assim que a minha mãe se sentia. Por conseguinte, voltou à sua vida e às tarefas habituais.

Em 1965 mudei para outra paróquia, Barbolla, e levei os meus pais comigo. Apesar de a nova casa ter algumas escadas, a minha mãe continuou tão ativa como sempre. Em 1972, fui viver para Pamplona. No mês de outubro, os meus pais foram residir para essa cidade e tiveram boa saúde até 1975, ano em que morreram num acidente, a 19 de julho.

Alonguei-me com estas recordações para dar nota de que a cura se prolongou por mais de uma década.

O meu agradecimento à Venerável Montse Grases manteve-se vivo ao longo destes anos e distribuí muitas pagelas suas.

A. B. M. - Espanha