Biografia

Montse Grases nasceu em Barcelona em 10 de Julho de 1941, numa família profundamente cristã. Foi educada pelos pais, juntamente com os seus oito irmãos, num clima de piedade sincera e de amor à liberdade.

Venerável Montse Grases
Opus Dei - Biografia Montse Grases.

Depois de concluir o ensino secundário elementar continuou os estudos na Escola Profissional da Mulher, da Deputação de Barcelona.

Em 1957 sentiu na sua alma que Nosso Senhor a chamava a seguir no Opus Dei um caminho de santificação na vida cristã vulgar e corrente; depois de ouvir os conselhos oportunos, solicitou a amissão na Obra.

Na sua luta por alcançar a santidade, destacou-se sempre o amor à Santíssima Humanidade de Cristo, a piedade eucarística, a devoção à Virgem Maria, uma profunda humildade e o esforço por servir os outros. Soube encontrar Deus no cumprimento, por amor, dos seus deveres de estudo e de trabalho, nas coisas pequenas de cada dia.

Em Junho de 1958 diagnosticaram-lhe um cancro dos ossos numa perna, que foi causa de dores intensas, suportadas com serenidade e fortaleza heróicas.

Durante a sua doença, mediante uma alegria contagiosa, que nunca perdeu, e uma capacidade de fazer amizades que brotava de um verdadeiro zelo pelas almas, continuou a aproximar de Deus muitas amigas e colegas. Morreu na Quinta-feira Santa, 26 de Março de 1959.