Ter desejos de Deus

Deixa que a tua alma se consuma em desejos… Desejos de amor, de esquecimento, de santidade, de Céu! Não te detenhas a pensar se chegarás alguma vez a vê-los realizados (como te sugerirá algum conselheiro sisudo…); aviva-os cada vez mais.

Deixa que a tua alma se consuma em desejos… Desejos de amor, de esquecimento, de santidade, de Céu! Não te detenhas a pensar se chegarás alguma vez a vê-los realizados (como te sugerirá algum conselheiro sisudo…); aviva-os cada vez mais, porque o Espírito Santo diz que Lhe agradam os “varões de desejos”.
Desejos operativos, que tens de pôr em prática no trabalho quotidiano.

Sulco, 628

Parece-me muito oportuno que manifestes com frequência ao Senhor um desejo ardente, grande, de ser santo, ainda que te vejas cheio de misérias…
Fá-lo, precisamente por isso!

Forja, 419

Apresenta a Nosso Senhor, com sinceridade e constantemente, os teus desejos de santidade e de apostolado…, e então não se quebrará o pobre vaso da tua alma; ou, se se partir, recompor-se-á com nova graça, e continuará a servir para a tua própria santidade e para o apostolado.

Forja, 357

Quando na tua luta diária, composta normalmente por muitos poucos, há desejos e realidades de agradar a Deus continuamente, asseguro-te: nada se perde!

Forja, 278

Fomenta esses pensamentos nobres, esses santos desejos incipientes… - Uma chispa pode dar origem a uma fogueira.

Caminho, 320

Que grandes desejos te consomem de confirmar a entrega que um dia fizeste: saber-te, e viver, como filho de Deus!
Põe nas mãos do Senhor as tuas muitas misérias e infidelidades. Sim, isso também, porque é a única maneira de lhes aliviares o peso.

Sulco, 175

Desejos de criança

Quando uma alma de criança apresenta ao Senhor os seus desejos de indulto, deve estar certa de que, em breve, verá cumpridos esses desejos. Jesus arrancará da alma a cauda imunda que arrasta pelas suas misérias passadas; tirará o peso morto, resto de todas as impurezas, que a faz prender-se ao chão; atirará para longe do menino todo o lastro terreno do seu coração, para que suba até à Majestade de Deus, para fundir-se na labareda viva de Amor que Ele é.

Caminho, 886

– Criança, não ardes em desejos de fazer com que todos o amem?

Forja, 300

Deus não se escandaliza com os homens. Deus não Se cansa das nossas infidelidades. O nosso Pai do Céu perdoa qualquer ofensa quando o filho volta de novo até Ele, quando se arrepende e pede perdão. Nosso Senhor é tão verdadeiramente pai, que prevê os nossos desejos de sermos perdoados e se adianta com a sua graça, abrindo-nos amorosamente os braços.
Reparai que não estou a inventar nada. Recordai a parábola que o Filho de Deus nos contou para que entendêssemos o amor do Pai que está nos Céus: a parábola do filho pródigo.

Cristo que passa, 64

Sei que o conseguirei porque… estou seguro de Ti

Ure igne Sancti Spiritus!”. – Queima-me com o fogo do teu Espírito! – clamas. E acrescentas: é necessário que, quanto antes, a minha pobre alma comece de novo o voo… e que não deixe de voar até descansar nele!

– Parecem-me muito bem os teus desejos. Vou pedir muito por ti ao Paráclito; invocá-lo-ei continuamente, para que se assente no centro do teu ser e presida e dê tom sobrenatural a todas as tuas ações, palavras, pensamentos e afãs.

Forja, 516

Hoje, na tua oração, confirmaste-te no propósito de ser santo. Compreendo-te quando acrescentas, concretizando: – Sei que o conseguirei, não porque esteja seguro de mim, Jesus, mas porque… estou seguro de Ti.

Forja, 320

Pede-lhe sem medo, insiste. Lembra-te da cena que nos relata o Evangelho sobre a multiplicação dos pães. Olha com que magnanimidade corresponde aos Apóstolos: – Quantos pães tendes? Cinco?… Que me pedis?… E Ele dá seis, cem, milhares… Porquê?
– Porque Cristo vê as nossas necessidades com uma sabedoria divina, e com a sua omnipotência pode e chega mais longe que os nossos desejos.
Nosso Senhor vê mais para mais além da nossa pobre lógica e é infinitamente generoso!

Forja, 341

Desejos e realidades

Enche-te de bons desejos, que são uma coisa santa e que Deus louva. Mas não fiques apenas nisso! Tens que ser uma alma – homem, mulher – de realidades. Para levar a cabo esses bons desejos, precisas de formular propósitos claros, precisos.
– E, depois, meu filho, luta para pô-los em prática, com a ajuda de Deus!

Forja, 116

Contempla Nosso Senhor por detrás de cada acontecimento, de cada circunstância, e assim saberás tirar de todos os sucessos mais amor de Deus e mais desejos de correspondência, porque Ele espera-nos sempre e oferece-nos a possibilidade de cumprir continuamente esse propósito que fizemos: “serviam!”, servir-te-ei!

Forja, 96

É necessário convencermo-nos de que Deus nos ouve, de que está sempre solícito por nós, e assim se encherá de paz o nosso coração. Mas viver com Deus é indubitavelmente correr um risco, porque o Senhor não Se contenta compartilhando; quer tudo. E aproximar-se d'Ele um pouco mais significa estar disposto a uma nova retificação, a escutar mais atentamente as suas inspirações, os santos desejos que faz brotar na nossa alma, e a pô-los em prática.

Cristo que passa, 58

Só! – Não estás só. Fazemos-te muita companhia de longe. – Além disso…, morando na tua alma em graça, o Espírito Santo – Deus contigo – vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.

Caminho, 273

Não sentes às vezes, durante o dia, desejos de falar mais devagar com Ele? Não Lhe dizes: logo vou contar-te isto e aquilo; logo vou conversar sobre isso contigo?
Nos momentos dedicados expressamente a esse colóquio com o Senhor o coração expande-se, a vontade fortalece-se, a inteligência - ajudada pela graça – enche a realidade humana com a realidade sobrenatural. E, como fruto, sairão sempre propósitos claros, práticos, de melhorares a tua conduta, de tratares delicadamente, com caridade, todos os homens, de te empenhares a fundo – com o empenho dos bons desportistas – nesta luta cristã de amor e de paz.

Cristo que passa, 8

Ser o cristão que sonhas ser

Muitas conversões, muitas decisões de entrega ao serviço de Deus, foram precedidas de um encontro com Maria. Nossa Senhora fomentou os desejos de busca, ativou maternalmente a inquietação da alma, fez aspirar a uma transformação, a uma vida nova. E assim, o fazei o que Ele vos disser converteu-se numa realidade de amorosa entrega, na vocação cristã que ilumina desde então toda a nossa vida.

Cristo que passa, 149

Aconselho-te – para terminar – que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres.
Asseguro-te que, se empreenderes este caminho, encontrarás imediatamente todo o amor de Cristo; e ver-te-ás metido na vida inefável de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Conseguirás forças para cumprir bem a Vontade de Deus, encher-te-ás de desejos de servir todos os homens. Serás o cristão que às vezes sonhas ser: cheio de obras de caridade e de justiça, alegre e forte, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo.
Este e não outro é o carácter da nossa fé. Recorramos a Santa Maria, que Ela nos acompanhará com um passo firme e constante.

Amigos de Deus, 293