Tecnologias digitais e vida cristã

No dia 7 de fevereiro celebra-se em todo o mundo o Dia da Internet Segura. Em 2015 disponibilizámos cinco artigos que falam sobre como as tecnologias podem contribuir para a relação com Deus e com os outros, e sobre como educar no uso correto e equilibrado dos dispositivos móveis.

Artigos sobre “Tecnologias digitais e vida cristã”

  1. Novas tecnologias e coerência cristã.
  2. Cultivar a interioridade na era digital.
  3. Do contacto virtual às relações pessoais.
  4. Educar nas novas tecnologias.
  5. Como navegar com segurança nos oceanos digitais.

A vida atual está marcada pelas tecnologias de comunicação, que se propagaram rapidamente em todas as áreas: trabalho, relações pessoais, casa, entretenimento, etc. A par dos muitos efeitos positivos, este fenómeno também apresenta desafios. É, portanto, oportuno refletir sobre a forma como estas tecnologias nos afetam na nossa vida quotidiana, como mudam as nossas relações com os outros e, claro, como influenciam a nossa relação pessoal com Deus.

O Papa Francisco disse recentemente: «Os meios mais modernos de hoje, irrenunciáveis sobretudo para os mais jovens, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias»[1]. Por conseguinte, impõe-se a necessidade de aprender a utilizar os instrumentos de comunicação, para que sejam realmente meios que unam as pessoas, e não obstáculos que as separem e conduzam ao isolamento. É uma tarefa que não pode ser reduzida ao seguimento de umas regras, mas que envolve o desenvolvimento de atitudes pessoais e hábitos positivos: em suma, trata-se de aprender a viver as virtudes no mundo digital.

Este conjunto de artigos pretende oferecer algumas reflexões e pautas de acção. Os três primeiros artigos abordam algumas ideias sobre como lidar com o universo da Internet, enquanto os dois últimos se dirigem mais aos pais e educadores, com sugestões para a formação cristã nas virtudes.


[1] Francisco, Mensagem para o XLIX Dia Mundial das Comunicações Sociais, 17/05/2015.

Juan Carlos Vásconez ‒ Rodolfo Valdés