Testemunhar o Evangelho na Ásia

O Papa Francisco, através da edição de novembro de 2017 de“O Vídeo do Papa” que a Rede Mundial de Oração do Papa realiza, pediu pela convivência e compreensão mútua entre os cristãos da Ásia e os fiéis de outras religiões.

No Vídeo d Papa de novembro, Francisco destacou a importância de impulsionar a convivência e o respeito mútuo entre os fiéis de diferentes credos. O seu apelo toma especial relevância num continente que tem mais de 141 milhões de católicos nos seus 48 países, mas onde há ainda regiões em que praticar o catolicismo pode implicar riscos e perseguições.

“Peçamos pelos cristãos da Ásia, para que favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão mútua, especialmente com aqueles que pertencem a outras religiões”, instou o Papa. “Neste continente onde a Igreja é uma minoria, o desafio é apaixonante”, acrescentou.Entre os países com maior percentagem de cristãos, destacam-se Timor Leste e as Filipinas, com 93% da sua população e o Líbano com 40%. De notar que muitas dessas nações foram a origem de diferentes santos da Igreja Católica.

“O que mais me impressiona da Ásia é a variedade das suas populações, herdeiras de antigas culturas, religiões e tradições”, destacou Francisco. “Devemos promover o diálogo entre religiões e culturas; é uma parte essencial da missão da Igreja na Ásia”, sublinhou.

*****

Intenções mensais anteriores.

As intenções são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papacom o objetivo de difundir e consciencializar a imperiosa necessidade de orar e agir por elas.