O Papa, aos jovens do Univ: “Redescobri a alegria de dar”

3.000 estudantes reúnem-se em Roma, de 21 a 27 de março, para aprofundar no sentido da Semana Santa e refletir sobre o impacto da família nas suas vidas.

Galeria de imagens do Univ 2016

Cerca de 3.000 jovens participantes na 49ª edição do Univ assistiram na quarta-feira na praça de São Pedro à audiência geral com o Papa Francisco, que no final do encontro se deteve a saudar alguns deles. Durante a audiência geral, o Papa, que pediu que se rezasse pelas vítimas dos atentados de Bruxelas, recordou que “O amor de Jesus abraça todos, sem exceção. Jesus diz-nos a cada um: se pudesse sofrer ainda mais por ti, fá-lo-ia. Deixemo-nos envolver pela misericórdia de Jesus” (Texto completo da audiência).

Os temas do Congresso Univ 2016 são “The Family Impact” y “Home-made Happiness”.

Referindo-se ao tema proposto este ano para a reflexão dos jovens, o Presidente do Univ, Martijn Pouw, holandês, explica: “Numa época, como a presente, de crise económica, cultural e, sobretudo, de solidão, é cada vez mais necessário o testemunho da família. Esta aparece como fundamento do bem comum; é na família onde se superam os interesses próprios em benefício dos outros e este é precisamente o objetivo desta edição 2016 do Encontro Univ; quis-se aprofundar nos valores familiares como potencialidades que podem contribuir para fazer da sociedade um ambiente mais humano e mais capaz de responder às exigências mais profundas da pessoa”.

Nesta edição de 2016, os participantes no encontro provêm de 35 países; destaca-se a presença de delegações numerosas da África do Sul, Japão, Malásia, Índia, Uganda e Líbano, entre outras. Participam também alguns jovens de diversos credos religiosos.

Durante a audiência foi entregue ao Papa Francisco o resultado de uma colecta feita pelos participantes para que a possa destinar às iniciativas sociais que desejar, como agradecimento pelo Ano Jubilar da Misericórdia.

O Univ oferece aos diferentes grupos de estudantes a possibilidade de participarem em visitas guiadas a museus, exposições de arte, bem como visitas aos locais em que se desenvolve vida cultural e social de Roma.

Conferências e colóquios à volta do tema “A marca da família”

O Univ prevê manifestações culturais em vários locais de Roma: conferências, colóquios, mostra, mesas redondas. Entre os convidados encontram-se: Loreto Spá , arquiteta e professora na Universidade de Granada, Alan Holdren , diretor de Aciprensa/EWTN em Roma, Jack Valero, coordenador e co-fundador de Catholic Voices, Mario Marazziti, membro da Câmara dos Deputados italiana, o francês Tugdual Derville, Diretor geral da associação Alliance VITA e porta-voz de “La Manif pour tous” e Benigno Blanco, presidente do Foro Espanhol da Família.

Outra das atividades é o Incontro Romano , que tem como tema “Home Made Hapiness” e o Projeto Inovadores Sociais, um espaço dedicado à apresentação de projetos de voluntariado e solidariedade dos quais são protagonistas os estudantes universitários.

S. Josemaría e o Univ

Os encontros Univ nasceram em 1968 sob a inspiração e impulso de S. Josemaría Escrivá , fundador do Opus Dei. Nestes 49 anos mais de 100.000 estudantes universitários participaram no Congresso. Todos os anos os participantes são recebidos pelo Papa, sendo este ano particularmente significativo, graças ao ano jubilar da misericórdia.

Os textos daqueles encontros e a lista de temas das 48 edições precedentes do Univ, juntamente com outras informações sobre o Congresso, encontram-se no site: www.univcongress.info e www.univforum.org.

A Prelatura do Opus Dei organiza atividades de formação cristã que acompanham o programa do Congresso. O encontro é uma oportunidade para conhecer a cidade de Roma seguindo as marcas da história da Igreja desde os primeiros séculos.