Palavras do Prelado do Opus Dei na ordenação diaconal (19 novembro 2022)

Palavras de Mons. Fernando Ocáriz, Prelado do Opus Dei, no final da cerimónia de ordenação diaconal de 25 fiéis da Prelatura. Basílica de Santo Eugénio, Roma, 19 de novembro de 2022.

Estimada Eminência, agradeço muito que tenha conferido a ordenação a estes novos diáconos da Prelatura do Opus Dei.

Queridos novos diáconos, familiares e amigos: quero felicitar-vos e unir-me à alegria de toda a Igreja por esta ordenação diaconal. Dou graças a Deus porque continua a enviar “trabalhadores à sua messe”, em particular a esta pequena família dentro do povo de Deus que é a Obra.

Os diáconos são chamados a uma especial caridade pastoral. O serviço próprio do vosso ministério –administrar a Eucaristia, participar nas cerimónias litúrgicas dum modo novo, pregar a palavra de Deus– levar-vos-á a dar-vos com alegria aos outros. Deste modo, contribuireis para o cuidado do Corpo místico de Cristo, que é a Igreja.

Como diz o Papa, os diáconos lembram-nos que na Igreja «ninguém se pode elevar acima dos outros. Somos todos chamados a abaixar-nos, porque Jesus abaixou-se, fez-se servo de todos» (cf. Discurso, 19/06/2021). Aprender a servir as pessoas –no grande e no pequeno– é uma boa preparação para o sacerdócio.

Agradeço aos pais, irmãos, familiares e amigos dos ordinandos. Com a vossa proximidade e oração, fizeram parte da providência de Deus para tornar possível a resposta dos novos diáconos à chamada do Senhor. Não deixem de rezar por eles e de os acompanhar com o afeto.

Neste dia, recordamos também especialmente S. Josemaria, o Beato Álvaro e a Beata Guadalupe e pedimos a sua intercessão para todos os presentes e para aqueles que de um modo ou de outro nos acompanham. Que Deus conceda a estes 25 novos diáconos um coração grande, aberto às necessidades de todos.