O Prelado, na Estónia e na Finlândia

D. Javier Echevarría fez uma viagem pastoral à Estónia e à Finlândia. Recolhemos alguns apontamentos desta breve visita.

O Prelado com o diretor de Teatro Lembit Peterson

No primeiro dia da sua visita pastoral à Finlândia e à Estónia, o Prelado cumprimentou alguns fiéis do Opus Dei dessas duas nações no aeroporto internacional de Vantaa, situado em Helsinki (Finlândia). Dali seguiu para Tallin (Estónia) num navio que percorre os 80 quilómetros que separam as capitais ugrofínicas (Finlândia e Estónia).

Durante o percurso, as pessoas do Opus Dei que o acompanhavam aproveitaram para lhe explicar alguns costumes da estónia, como a grande tradição do canto polifónico.

Em Tallinn reuniu-se com várias centenas de pessoas em diferentes locais. A todos animou a desenvolverem, com a sua vida e exemplo, um intenso apostolado evangelizador, especialmente entre aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ouvir falar de Jesus Cristo.

Durante a viagem no navio que conduziu o Prelado a Tallinn.

Especialmente emotivo foi o seu encontro com o diretor de teatro Lembit Peterson, que esteve com o Beato Álvaro del Portillo quando visitou a Estónia em 1994. Naquele momento, os católicos estónios não superavam a dezena.

Às várias dezenas de participantes que foram a uma reunião que teve lugar num polidesportivo, D. Javier falou de voltar às raízes de uma terra declarada pelo Papa Inocêncio III “de Maria”. Também neste local, animou os estónios a fazer, pela mão de Nossa Senhora, muito apostolado, sem respeitos humanos.