«O mundo necessita de gente jovem e esperançosa»

Elena é estudante de farmácia em Granada e dentro de poucos dias viajará com as da sua Residência Universitária para Lisboa para participar na JMJ.

Elena Rodríguez, no Colegio Mayor Alsajara
Elena Rodríguez, no Colegio Mayor Alsajara.

Elena Rodríguez é uma das centenas de milhares de jovens que se deslocarão a Lisboa neste mês de agosto para participar na Jornada Mundial da Juventude. Estuda farmácia em Granada, a cidade onde vive, concretamente no Colegio Mayor Alsajara

Como muitos outros, esta é a primeira vez que participa numa JMJ e diz-se muito entusiasmada e agradecida. Decidiu ir a Lisboa com as suas amigas do Colégio Universitário, pois conta que, depois de ir a Roma na Semana Santa ao Congresso UNIV com Alsajara, descobriu que este tipo de encontros, em que muitos jovens partilham a sua fé e estão próximos do Papa, abrem os olhos e o coração e, ao mesmo tempo, ajudam a estar mais unidos e alicerçados no amor de Deus. 

Elena esta Semana Santa en el Congreso UNIV, en Roma, con una amiga del colegio mayor Alsajara
Elena na Semana Santa deste ano no Congresso UNIV, em Roma, com uma amiga do Colegio Mayor Alsajara

Conta também que, há alguns meses, sentiu-se interpelada por uma frase que um professor da universidade lhes disse. Citando uma frase do Papa Francisco, encorajou os jovens que o estavam a ouvir a não viverem a sua fé solitária ou isoladamente, mas a «partilhá-la em comunidade, como um só povo amado e querido por Deus». Por isso, animou-se a participar em mais encontros semelhantes, onde jovens de todo o mundo partilhem a mesma fé: «Estou convencida de que o mundo necessita de uma Igreja viva, com gente jovem e esperançosa».


Link relacionado Especial Jornada Mundial da Juventude (Lisboa, 2023)


Elena já está a fazer a mala para iniciar a viagem dentro de poucos dias. Confessa estar nervosa e ter lido e feito muitas perguntas sobre o que se costuma fazer nas JMJ: «Apesar de ter lido o programa, o conselho que recebi de pessoas que viveram esta experiência é que nos devemos deixar surpreender, entusiasmar e viver plenamente a intensidade destes dias com o coração aberto; e Deus fará o resto».