«Não posso acreditar»

Evidente, surpreendente, desconcertante, maravilhoso... David, de Vallecas, como ninguém o consegue curar, decide rezar uma novena a Isidoro Zorzano para pedir a sua cura. Assim se contava nos "10 minutos com Jesus" de Espanha do passado dia 16 de maio. Poucos dias depois, aleteia.org dava mais alguns detalhes de uma cura que David atribui ao engenheiro do Opus Dei que está em processo de canonização.

Relato de uma cura atribuída à intercesão de Isidoro Zorzano, engenheiro do Opus Dei em processo de canonização
David com a sua mulher

No dia 16 de maio o número de visitas à biografia de Isidoro Zorzano neste site [na versão de Espanha] foram anormalmente altas, e o mesmo sucedeu com a oração para pedir a Deus pela sua intercessão. Que tinha acontecido?

Nessa manhã, o áudio dos 10 minutos com Jesus de Espanha contava a cura de David, um professor de Vallecas, pai de cinco filhos, todos menores de idade. Um dia, há cinco anos – conta o artigo da Aleteia –, ao mover um móvel magoou-se. Parecia alguma coisa num tendão na mão direita e precisou de uma cirurgia. Complicou-se e afetou-lhe outros nervos. Mais cirurgias. Piorou. Estendeu-se. Afetou-lhe o equilíbrio, por questões neurais, ficou com os dedos rígidos. As dores eram muito intensas. Colocaram-lhe um neuro estimulador, que no início pareceu funcionar, mas o seu corpo rejeitou-o devido a algum tipo de alergia. Perdeu a sensibilidade, e finalmente, ficou em cadeira de rodas. E com dores tremendas que não o deixavam dormir.

David e Teresa casaram-se na paróquia de Santo Alberto Magno, em Vallecas. Nessa igreja está sepultado Isidoro Zorzano, um colega de turma de S. Josemaria.

«Em minha casa, somos muito de pedir coisas a Isidoro Zorzano. Fez-nos favores diários. E dissemos, ‘porque não?’ Já que nos ajudou em pequenas coisas, que faça algo maior», conta David.

Deste modo decidiu colocar em grupos de redes sociais uma mensagem muito simples a convidar quem quisesse unir-se a uma novena a Isidoro Zorzano para pedir a sua cura, porque ele «queria voltar a trabalhar». E a mensagem começou a circular.

É que uns dias antes, o médico não lhe tinha dado boas notícias: «Quando vi que todos os meios médicos me dizem que a única esperança é uma cirurgia do neuro estimulador para diminuir a dor, não para me curar, é nesse momento que pensas: é mesmo verdade».

Último dia da novena a Isidoro Zorzano

No último dia da novena a Isidoro, David tinha combinado com o seu amigo Carlos acompanhá-lo a fazer umas diligências no Escorial, uma localidade na serra madrilena. Iam no carro de Carlos. Então, David começou a sentir um formigueiro na perna. David começou a sentir os dedos e disse ao seu amigo, que lhe lembrou que ainda faltava rezar a última pagela da novena.

Pararam numa estação de serviço. Rezaram-na muito emocionados. David saiu do carro pelo seu próprio pé. O equilíbrio, que tinha perdido há anos, tinha voltado. E a sensibilidade. Os dedos voltaram a endireitar-se. A dor tinha desaparecido. Abraçou-se ao amigo e telefonou imediatamente a Teresa para lhe anunciar o milagre.

«Continue a tomar novenas»

David foi à consulta – relata o sacerdote no áudio dos 10 minutos con Jesús – que estava marcada desde antes deste episódio, com o médico que, além disso, coordenava as diferentes equipas que estavam a seguir o seu caso. Ao princípio, o médico não o reconheceu. Efetivamente, tinha um paciente com esse nome e esse apelido, mas o seu paciente não se conseguia mexer e tinha à sua frente alguém que tinha entrado a andar tranquilamente pelo seu próprio pé.

Perguntou-lhe se tinham feito algum tipo de tratamento especial e então decidiram contar-lhe que são cristãos e que, como os meios humanos já não davam mais de si, tinham decidido intensificar os sobrenaturais e tinham começado a rezar uma novena, que consiste em rezar uma oração durante nove dias a um santo pedindo pela sua cura.

O médico fez-lhe vários testes e enquanto ia repetindo, uma e outra vez, «não posso acreditar, não posso acreditar». No final, elaborou um novo relatório e disse a David e Teresa: «a única coisa de que tenho a certeza é do novo tratamento: continue a tomar novenas».

O mérito é de Deus através de Isidoro Zorzano

«Agora tenho vários meses de reabilitação pela frente – conta o David à Aleteia – porque tenho os músculos rígidos, não tenho força nas mãos, canso-me logo».

David sabe que as dores desapareceram e que voltará a trabalhar. Isto no plano físico, mas no plano espiritual sente-se esmagado «porque não quero ser protagonista, o mérito é de Deus através de Isidoro. Não estou a vê-lo da barreira, estou dentro da praça. Estou agradecido, continuamente a dar graças, mas o modelo a seguir não sou eu».

Tem a certeza que quer que a sua história seja conhecida: «Conto o que for preciso, mas para aproximar as pessoas de Deus, não quero ser showman. Mas quero contar a realidade para que as pessoas acreditem e possamos ter mais milagres».