Intenção do Papa para abril 2024: pelo papel das mulheres

A intenção de oração mensal que o Papa Francisco quer que rezemos especialmente em abril é pelo fim da violência e da discriminação contra as mulheres em várias partes do mundo.

Em diversas partes do mundo a mulher é tratada como o primeiro material de descarte.

Há países onde as mulheres estão proibidas de conseguir ajuda para organizar um negócio ou ir à escola. Inclusive, nesses lugares, se toleram leis que as obrigam a se vestir de determinada maneira. E ainda estão em uso, em muitos países, as mutilações genitais.

Não neguemos a voz às mulheres. Não neguemos a voz a todas essas mulheres vítimas de abuso. São exploradas, são marginalizadas.

Nas palavras, todos estamos de acordo que o homem e a mulher têm a mesma dignidade enquanto pessoas. Mas na prática, isso não acontece.

É necessário que os governos se comprometam a eliminar leis discriminatórias nos diversos ambientes e a trabalhar para que os direitos humanos das mulheres sejam garantidos.

Respeitemos as mulheres. Respeitemo-las na sua dignidade, nos seus direitos fundamentais. E se não o fizermos, a nossa sociedade não avançará.

Rezemos para que a dignidade e a riqueza das mulheres sejam reconhecidas em todas as culturas, e para que cesse a discriminação que sofrem em diversas partes do mundo.

*****

Intenções mensais anteriores.

As intenções são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa, com o objetivo de difundir e consciencializar sobre a imperiosa necessidade de rezar por elas e atuar nesse sentido.