«Estou feliz por estar convosco»: S. Josemaria em tertúlia

Quatro encontros do fundador do Opus Dei Barcelona, Buenos Aires, Lima e em São Paulo em 1972 e 1974, durante as suas viagens de catequese por Espanha e pela América. Imagens remasterizadas em alta definição pela Fundação Beta Films.

Quatro encontros do fundador do Opus dei em Barcelona, Buenos Aires, Lima e São Paulo em 1972 e 1974 durante as suas viagens de catequese por Espanha e pela América.

Entre 1970 e 1975, S. Josemaria fez várias viagens à Península Ibérica e à América, onde teve encontros com muitas pessoas e falou com simplicidade e espontaneidade sobre a fé e a doutrina cristã, a sociedade e a educação, e uma série de outros temas, suscitando o desejo de melhora pessoal e de santidade.

S. Josemaria, recordando as conversas familiares de Jesus com os seus apóstolos, comentava que a tertúlia tem «sabor da primitiva cristandade»[1]. Dizia que os encontros de Jesus ressuscitado com os discípulos eram o «evangelho da tertúlia».

Apresentamos quatro tertúlias que resumem alguns momentos desses encontros Barcelona, Buenos Aires, Lima e São Paulo.


1. Encontro com S. Josemaria em Brafa (26 de novembro de 1972, Barcelona, Espanha)


2. Encontro com S. Josemaria no teatro Coliseo, um ano antes do seu falecimento (26 de junho de 1974, Buenos Aires, Argentina)


3. Encontro com S. Josemaria em Valle Grande (13 de julho de 1974, Lima, Peru)


4. Encontro com S. Josemaria em Anhembi (1 de junho de 1974, São Paulo, Brasil)


Link relacionado: Mais vídeos da pregação de S. Josemaria


[1] Palavras de S. Josemaria numa tertúlia, 16/06/1936.