Documentário sobre a passagem dos Pirenéus (legendas em português)

Nos dias que antecedem a Semana Santa, estreámos o documentário com legendas em português sobre um episódio particular da vida de S. Josemaria: a passagem dos Pirenéus. Um trabalho produzido por Arturo Méndiz, vencedor de três prémios Goya e candidato aos Óscares.

"Queremos que todos conheçam a aventura de S. Josemaria a caminho de Andorra, no Outono de 1937". Estas são as palavras de Jordi Piferrer da Associação de Amigos dos Pallerols de Rialb a Andorra para explicar a razão deste novo documentário sobre a passagem dos Pirenéus.

É dirigido por Arturo Méndiz, vencedor de três prémios Goya, assim como uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma nomeação para os Óscares

O documentário - produzido em espanhol, inglês e catalão - tem a duração de 22 minutos. É dirigido por Arturo Méndiz, vencedor de três prémios Goya, assim como uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma nomeação para os Óscares pelo seu trabalho Timecode.

O documentário termina com a história da passagem de S. Josemaria pelo Pallerols de Rialb e o encontro da rosa na igreja de Pallerols. Este acontecimento confirmou a decisão de S. Josemaria de continuar para Andorra porque estava angustiado internamente, num processo de discernimento, para ver qual era a vontade de Deus.

Na segunda parte do documentário, o itinerário da passagem dos Pirineus é gravado a partir de um helicóptero. A expedição levou cinco noites, a caminhar de Oliana até Andorra: um total de 100 km atravessando montanhas e rios até chegar a Andorra a 2 de dezembro de 1937.

Reviver a experiência de S. Josemaria

Segundo Piferrer, "conscientes de que muitas pessoas em todo o mundo querem seguir este caminho e reviver a experiência de S. Josemaria, produzimos este documentário; também criámos uma equipa de guias que acompanhará os grupos que o solicitarem".

Durante os últimos anos muitos voluntários contribuíram para a realização dos objetivos da Associação: recuperar as rotas da expedição, reconstruir alguns edifícios pelo caminho, promover o seu conhecimento, assim como promover a criação de um centro de investigação ou reconstruir a igreja e reitoria de Pallerols.

queria que as pessoas - quando vissem o documentário - entendessem o que todos aqueles que fizeram essas expedições realmente sofreram

Por sua vez, o produtor Arturo Méndiz disse que "quando fui encarregue de fazer o documentário sobre a passagem dos Pirenéus, queria aprofundar os factos e queria que as pessoas - quando vissem o documentário - entendessem o que todos aqueles que fizeram essas expedições realmente sofreram".

Quando as imagens aéreas não permitiram acompanhar a narrativa, o realizador e produtor recorreram a desenhos de uma jovem ilustradora, Regina Insenser e à música de Luis Meseguer, enquanto Joan Girbau dirigiu a fotografia. Finalmente, o clube Raier, de Lleida, proporcionou os figurantes.