Devoção às almas do purgatório

As almas do Purgatório são as almas daqueles que morreram em amizade com Deus, mas com imperfeições que ainda devem purificar.

Devoção às almas do purgatório. Rezar com S. Josemaria

Na Igreja Católica o mês de novembro está iluminado de modo particular pelo mistério da Comunhão dos Santos, que se refere à união e ajuda mútua que os cristãos podemos prestar reciprocamente: aqueles que ainda estamos na terra; aqueles que, já seguros do Céu, se purificam no purgatório dos vestígios do pecado, antes de se apresentarem diante de Deus; e aqueles que intercedem por nós diante da Santíssima Trindade no Céu, onde já gozam para sempre. «O céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva». (Catecismo da Igreja Católica, 1024).

S. Josemaria, que tinha uma amizade especial com as almas do purgatório, falava delas dizendo: «As almas benditas do purgatório são 'minhas boas amigas'».


As almas do Purgatório. – Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável – podem tanto diante de Deus! – tem-nas muito presentes nos teus sacrifícios e na tua oração.

Oxalá que, ao falar nelas, possas dizer: “As minhas boas amigas, as almas do Purgatório…”.

Caminho, 571

O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos dos que desejam identificar-se com Ele.

Sulco, 889

Se tens "vida de infância", por seres criança, hás de ser espiritualmente guloso. – Lembra--te, como os da tua idade, das coisas boas que a tua Mãe tem guardadas.

E isto, muitas vezes ao dia. - É questão de segundos: Maria… Jesus… o Sacrário… a Comunhão… o Amor… o sofrimento… as benditas almas do Purgatório… os que lutam; o Papa, os sacerdotes… os fiéis… a tua alma… as almas dos teus… Os Anjos da Guarda… os pecadores…

Caminho, 898

Não queiras fazer nada para ganhar mérito nem por medo das penas do purgatório: desde agora e para sempre, empenha-te em fazer tudo, até as coisas mais pequenas, para dar gosto a Jesus.

Forja, 1041

Ante a dor e a perseguição, dizia uma alma com sentido sobrenatural: “Prefiro que me batam aqui, a que me batam no purgatório!”.

Forja, 1046

Photo: Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz de Tenerife. Koppchen, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons