Culmina a fase diocesana da causa de beatificação de D. Adolfo Rodríguez

Nesta etapa, foi realizada uma investigação sobre a vida e as virtudes heroicas do sacerdote espanhol que chegou ao Chile em 1950 para iniciar o trabalho apostólico do Opus Dei e que foi bispo da diocese de Santa María de los Ángeles entre 1988 e 1994.

Na catedral da diocese de Santa María de los Ángeles, no Chile, teve lugar a liturgia de encerramento da fase diocesana da Causa de beatificação e canonização do Servo de Deus D. Adolfo Rodríguez. Com o envio da informação recolhida sobre a vida, virtudes e fama de santidade de D. Adolfo ao Dicastério das Causas dos Santos da Santa Sé, começará a fase romana do processo que a diocese de Los Angeles iniciou em 2017.

Vida e virtudes do servo de Deus

Em novembro de 2017, o atual bispo de Santa María de los Ángeles, D. Felipe Bacarreza, convidou todos os fiéis que conheceram D. Adolfo Rodríguez a fornecer informações que pudessem ser úteis ao processo. Por sua vez, nomeou os responsáveis: Mons. Tomás Carrasco, como delegado episcopal, sucedido neste cargo pelo Pe. Omar Muñoz; o Pe. Mauricio Zapata, promotor de justiça; o Pe. Alexis Sandoval, notário, e Marcia González, notária adjunta.

Esta primeira etapa realiza-se geralmente no lugar do falecimento do Servo de Deus, mas, neste caso, foi realizada excecionalmente na diocese de Santa María de los Ángeles, da qual D. Adolfo Rodríguez foi bispo entre 1988 e 1994. Esta decisão foi ratificada pelo Dicastério das Causas dos Santos no Vaticano.

No dia 20 de dezembro de 2023, após seis anos de trabalho – interrompidos pela pandemia – foi apresentado o material recolhido que será enviado ao Dicastério das Causas dos Santos da Santa Sé, iniciando assim a fase romana.

Na fotografia: ao centro, o bispo de Santa María de Los Ángeles, D. Felipe Bacarrez. À sua esquerda, o Pe. Álvaro Palacios, vigário do Opus Dei no Chile. E à direita, o Pe. Fernando Eguiguren, postulador da Causa de beatificação e que se encarrega de enviar a Ata ao Dicastério para as Causas dos Santos.

Durante a sessão final do processo diocesano, as caixas contendo as Atas do Arquétipo, do Transunto[*] e da Cópia Pública foram fechadas, seladas e lacradas. O Arquétipo foi guardado no Arquivo da Cúria Diocesana de Santa María de los Ángeles. O exemplar denominado Transunto e o segundo exemplar, denominado Cópia Pública, foram entregues uma vez selados com lacre ao Portador, Pe. Fernando Eguiguren, que tem a importante missão de guardá-los e enviá-los ao Dicastério das Causas dos Santos, em Roma, através da nunciatura apostólica.

Na sessão final do processo diocesano, as caixas com as atas da investigação sobre a vida, virtudes heroicas e fama de santidade de D. Adolfo Rodríguez foram fechadas, seladas e lacradas.

A cerimónia contou com a presença de fiéis da diocese, sacerdotes e pessoas que viajaram de Santiago, Concepción, Chillán e Temuco que conheceram D. Adolfo Rodríguez. Também esteve presente o vigário do Opus Dei no Chile, Pe. Álvaro Palacios.

Atas contidas nestas três caixas e que correspondem ao Arquétipo, Transunto e Cópia Pública desta Investigação. Na fotografia: Ignacio Iriarte, Nicolás Hurtado e Francisco Javier Valdés.

Segundo o Pe. Gustavo Adrián Valencia Aguilera, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Los Ángeles: “A memória do povo católico da nossa diocese é muito clara, muitos puderam conversar com ele e aproximar-se do sacramento da confissão. Durante o período em que foi bispo percorreu toda a diocese e nos lugares mais remotos esteve com o povo de Deus que peregrina na serra; eles estão muito contentes com os passos que estão a ser dados com vista à canonização”.

Durante a liturgia, D. Felipe Bacarreza encorajou os presentes a rezar e a confiar os assuntos a D. Adolfo, pois para que ele seja beatificado é necessária a existência de um milagre devido à sua intercessão, o que constituirá um grande dom para a diocese.


Documentário: «Veio para servir», a vida de D. Adolfo.


Que se segue?

Na fase romana, um Relator da Causa elabora a “Positio”, documento que inclui os depoimentos das testemunhas, os principais aspetos da vida, das virtudes e dos escritos do Servo de Deus. Se o Dicastério das Causas dos Santos aprovar, o Papa promulga o Decreto das Virtudes Heroicas. E, assim, aquele que foi Servo de Deus passa a ser considerado Venerável.

O processo de canonização de uma pessoa que morre com fama de santidade e a quem os cristãos pedem a sua intercessão diante do Senhor, consiste em quatro etapas. Na primeira declara-se Servo de Deus, depois Venerável, depois Beato e finalmente Santo.

Oração para pedir a sua intercessão.


* N.T. São designados por Arquétipo os autos originais do Inquérito diocesano e por Transunto a cópia, conforme os autos originais.