Como educar de forma profissional através do desporto?

A Fundação Brafa decidiu partilhar gratuitamente o seu plano de formação BChampion com treinadores, famílias e clubes. Trata-se de um programa para desportistas dos 4 aos 14 anos, centrado em melhorar as 20 competências de liderança, que os treinadores podem trabalhar com cada jogador.

Brafa: educar através do desporto de forma profissional

Atribui-se a Arrigo Sacchi a frase “o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes”.

Brafa nasceu no ano de 1954 com o objetivo de impulsionar um trabalho social e educativo através do desporto. Em Brafa compreenderam que, se se utilizasse o desporto para educar, isso faria realmente do futebol uma coisa importante entre as importantes, porque ajudaria os jovens a crescer em virtudes.

Em quase 70 anos de história, saíram de Brafa alguns campeões e muitos mais têm sido campeões na vida, graças às virtudes que o desporto lhes ensinou.


Artigo relacionadoBrafa, un “​club con corazón”


O desporto tem uma grande capacidade para transmitir valores, mas é evidente que, seguindo um plano e uma metodologia, se poderá tirar daí maior partido.

Esta foi a visão que tiveram em Brafa ao criar, junto com a Faculdade de Educação da Universidade Internacional da Catalunha, um plano de formação através do desporto, que se baseia nas 20 competências de liderança. Deram-lhe o nome de BChampion. Uma das características deste plano é que permite avaliar o progresso de cada desportista.

“O desporto pode ser uma ferramenta excelente para educar, mas muitas instituições desportivas talvez não contem com um plano para assegurar-se de que o seja”, assinala Ignasi Taló, director de Brafa. Por isso, BChampion é “uma proposta para facilitar o trabalho do treinador como educador”.

Tabla con las 20 competencias del plan de formación para deportistas
Tabela com as 20 competências do plano de formação para desportistas.

Plano de formação em competências

Os treinadores dispõem de todo o material adaptado a cada idade, de modo que num curso se tenham tratado todas as competências. Em cada etapa trabalham-se as 20 competências de liderança. Os treinadores dedicam duas semanas a cada uma, com objetivos determinados para cada idade, A formação faz-se do seguinte modo:

  • O treinador faz uma palestra de 15 minutos sobre uma das competências.
  • Durante os treinos e a competição trabalha-se um objetivo relacionado com essa competência.
  • Propõe-se um objetivo para casa.
  • No fim das duas semanas avalia-se o objetivo com que se trabalhou.

Os pais dos desportistas são informados sobre os objetivos que se trabalham nos treinos, os objetivos propostos para viverem em casa e a avaliação do filho.

É elaborado trimestralmente um relatório sobre o trabalho efetuado em cada competência

BChampioncontributo de Brafa para a educação no desporto

Brafa criou recentemente um site em que colocou este plano de formação à disposição dos treinadores que o queiram utilizar. E fá-lo de modo gratuito. Pretende, assim, contribuir para que o desporto seja uma ferramenta eficaz para os desportistas crescerem em virtudes.

Trata-se, afinal, de uma ajuda excelente para todos os que acreditam que o desporto, quando o foco estiver correto, pode ter um impacto positivo na educação e no desenvolvimento pessoal daqueles que o praticam. “Procuramos treinadores e treinadoras que estejam conscientes da influência positiva ou negativa que, de facto, têm nos desportistas que colocaram a seu cargo, aqueles que estejam empenhados em oferecer algo mais do que uma formação técnica”, conclui o diretor de Brafa.