31/3: Card. Tolentino de Mendonça e atriz Sofia Alves apresentam nova edição de “Caminho”

O evento decorrerá na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa no dia 31 de março (5.ª feira) às 18h30. Contará também com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil.

  • Data: quinta-feira, 31 de março às 18h30
  • Local: Universidade Católica Portuguesa (Auditório Cardeal Medeiros)
  • Apresentação: Cardeal Tolentino de Mendonça e Sofia Alves. Contará também com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil
  • Trata-se da 24.ª Edição de “Caminho” publicada pela Editorial Lucerna
  • Entrada livre

Pode adquirir o livro online na página de editora Lucerna. Também é possível comprar nas livrarias FNAC, Bertrand e Almedina.


José Tolentino de Mendonça (Machico, Madeira, 15 de dezembro de 1965) é um cardeal, poeta e teólogo português. Atualmente é Arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, na Cúria Romana. No dia 5 de outubro de 2019 foi elevado a Cardeal pelo Papa Francisco.

Num testemunho recente sobre a presença do Opus Dei em Portugal destaca, na obra de S. Josemaria, dois aspetos. «Em primeiro lugar, a importância da santificação no mundo através do trabalho, um desafio sempre atual. Em segundo lugar, a aspiração a colocar o coração, o trabalho, todo o nosso empenho no encontro com Cristo. Esse encontro com Jesus no quotidiano parece algo adquirido, mas é sempre um desafio, uma aventura um ato de amor por realizar».


Sofia Alves nasceu em 25 de setembro de 1973, em Luanda. É uma das atrizes mais populares da televisão portuguesa. Iniciou a sua carreira na telenovela “Banqueira do Povo” em 1992 e no ano seguinte no filme "Vale Abraão" de Manoel de Oliveira. Mais recentemente participou nas telenovelas “Remédio Santo”, “Destinos Cruzados”, “Mulheres”, “Massa Fresca” e “A Serra”. Tem um reconhecido currículo no teatro com a participação em “Freno de Mano”, “Mariana Alcoforado” e “A loja do ourives”. A atriz reconheceu publicamente a importância de Fátima na sua vida e da visita do Papa Bento XVI a Portugal em 2010.



Caminho, fruto do trabalho sacerdotal que S. Josemaria Escrivá tinha iniciado em 1925, aparece pela primeira vez em 1934 (em Cuenca, Espanha) com o título de "Consideraciones Espirituales". Na edição seguinte – realizada em Valência em1939 –, o livro, notavelmente ampliado, recebe já o seu título definitivo. Desde então difundiu-se com um ritmo contínuo e progressivo. Atualmente, publicaram-se de Caminho cerca de 4.500.000 exemplares em 43 idiomas.

Caminho tem um estilo direto, de diálogo sereno, em que o leitor se encontra frente às exigências divinas num ambiente de confiança e amizade. Quando se publicou em Itália, L'Osservatore Romano comentou: «S. Josemaria escreveu mais que uma obra mestra, escreveu inspirando-se diretamente no coração, e ao coração chegam diretamente, um a um, os parágrafos que formam Caminho».


Prólogo do Autor

Lê devagar estes conselhos.
Medita pausadamente nestas considerações.
São coisas que te digo ao ouvido,
em confidência de amigo, de irmão, de pai.
E estas confidências são ouvidas por Deus.

Não te contarei nada de novo.
Vou reavivar as tuas recordações,
para que se eleve algum pensamento
que te fira,
e assim melhores a tua vida
e entres por caminhos de oração
e de Amor.

E acabes por ser alma de critério.