Biografia

Guadalupe Ortiz de Landázuri y Fernández de Heredia nasce em Madrid em 12 de Dezembro de 1916, no dia da festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Em 1932, termina o liceu e inicia o curso de Química. Faz os estudos com brilhantismo, embora tenha de os interromper em 1936, ao estalar a guerra civil espanhola.

Venerável Guadalupe Ortiz de Landázuri
Opus Dei - Biografia


Em 1941, terminados os estudos, começa a dar aulas para prover às necessidades económicas da família. Em 1944 conhece S. Josemaria Escrivá, o Fundador do Opus Dei, que a ajuda a descobrir que o trabalho profissional e a vida vulgar e corrente constituem o lugar de encontro com Cristo. Pouco tempo depois, pede a admissão no Opus Dei.

A partir dessa data Guadalupe entrega-se sem condições a procurar a intimidade com Deus e a participar em diversas actividades apostólicas, como a administração doméstica de duas residências universitárias em Madrid e em Bilbau, onde organiza aulas para melhorar a preparação das jovens empregadas. Encarrega-se da direcção de uma Residência de estudantes universitárias em Madrid.

Pela sua generosidade, pela sua fortaleza e pela sua alegria, em 1951 o Fundador convida-a a começar o trabalho apostólico das mulheres do Opus Dei no México. No dia 5 de Março parte para o seu novo país. Aí dirige outra residência para universitárias, animando-as a ampliarem a sua formação humana e cristã, e a colocarem os seus conhecimentos ao serviço dos outros. Ao mesmo tempo, procura a colaboração de mulheres profissionais e mães de família, às quais procura contagiar a sua fé cristã.

Em 1956, Guadalupe muda-se para Roma; um ano depois volta a Espanha: manifestou-se-lhe uma doença do coração muito grave, sendo operada de uma estenose mitral. Recupera, faz o doutoramento com a máxima classificação, obtém o Prémio de Investigação Juan de la Cierva e o lugar de professora de Ciências numa Escola profissional pública. Ao mesmo tempo desempenha actividades formativas e de direcção no Opus Dei.

Até ao fim, vive o empenho que inundou a sua vida: aproximar de Deus aqueles que a rodeavam, com o seu exemplo de alegria e amizade. No dia 16 de Julho falece em Pamplona, com fama de santidade.