Apresentação do livro “Viver a Missa” em Lisboa

No passado dia 17 de Maio foi apresentado, em Lisboa, a edição portuguesa do livro “Viver a missa” escrito por D.Javier Echevarría, actual prelado do Opus Dei. O evento contou com a presença do Pe Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

Excertos do discurso do Pe. Manuel Morujão na sessão de apresentação do livro. Texto completo encontra-se disponível aqui.

«A Missa será assim tão importante? Não haverá exagero em dar tanto relevo a uma simples devoção? Não nos basta Jesus Cristo, Salvador do mundo? A resposta tem que ser clara.

É que a Eucaristia é Cristo. Nem mais nem menos. Daqui lhe vem toda a sua central, ímpar e imprescindível importância. Ou seja, a Eucaristia não é apenas um sinal de Cristo, um símbolo da sua presença, mas é o próprio Cristo que se torna presente.

Como explica o Catecismo da Igreja Católica, «A Eucaristia é um sacrifício, porque representa (torna presenta) o sacrifício da cruz, porque é dele o memorial e porque aplica o seu fruto» (1366).

Usando uma fórmula comum nos tribunais, o cristão deve levar a sua fé a afirmar com convicção: A Eucaristia é Cristo. Só Cristo. Todo o Cristo. Nada mais do que Cristo, sob as espécies do pão e do vinho.

Quer isto também dizer que o Cristo que celebramos e comungamos na Missa é exatamente o mesmo que o Cristo que nasceu em Belém, viveu em Nazaré e morreu/ressuscitou no calvário de Jerusalém. Não é um pouco menos do que o Cristo da encarnação ou simplesmente uma devota imitação ou facsímile. »