Alguns dados sobre a Prelatura do Opus Dei

O Opus Dei é uma instituição da Igreja Católica, fundada por S. Josemaria Escrivá em 2 de outubro de 1928. O nome completo é Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei. Foi erigida pelo Papa S. João Paulo II, através da Constituição Apostólica Ut sit com data de 28 de novembro de 1982.

Tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja, promovendo entre pessoas de todas as condições, uma vida coerente com a fé nas circunstâncias ordinárias da existência humana e, especialmente, por meio da santificação do trabalho.

A mensagem do Opus Dei manifesta que todo o trabalho pode converter-se numa tarefa divina. Para S. Josemaria, santificar o trabalho significa atuar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar com empenho as próprias atividades, para dar glória a Deus e servir os outros.

A Prelatura proporciona formação espiritual e pastoral aos seus fiéis e a todas as pessoas que o desejam, para que − cada um no seu próprio lugar na Igreja e no mundo − conheça e ame a Deus, dê testemunho da fé e colabore para resolver cristãmente os problemas da sociedade. Também presta assistência pastoral a numerosas iniciativas educativas e sociais nos cinco continentes.

Configuração jurídica

As Prelaturas Pessoais são circunscrições eclesiásticas, previstas pelo Concílio Vaticano II e pelo Código de Direito Canónico, que se constituem para realizar, com grande flexibilidade, determinadas tarefas pastorais. Os fiéis das prelaturas pessoais continuam também a pertencer às igrejas locais ou às dioceses onde vivem.

O Opus Dei, concretamente, é uma prelatura pessoal de âmbito internacional, composta por um prelado com o seu presbitério, e fiéis leigos (homens e mulheres). Sacerdotes e leigos cooperam organicamente na missão de difundir o ideal da santidade no mundo. A Prelatura do Opus Dei rege-se pelas normas do direito geral da Igreja, pela Constituição Apostólica Ut Sit (de S. João Paulo II) e pelos seus Estatutos, outorgados pela Santa Sé com aquela Constituição apostólica.

Alguns dados

Atualmente, fazem parte da Prelatura 90.502 pessoas, das quais 2.073 são sacerdotes (dados do Anuário Pontifício de 2013). De todos os fiéis, cerca de metade são mulheres e a outra metade são homens. A maioria dos membros (cerca de 70%) são mulheres ou homens casados, para quem a santificação dos seus deveres familiares são parte principal da sua vida cristã. Além disso, centenas de milhares de pessoas participam nas atividades de formação que oferece a Prelatura. Entre elas encontram-se numerosos cooperadores, também cooperadores não católicos e mesmo não-cristãos. Atualmente, o trabalho pastoral do Opus Dei realiza-se de modo estável em 69 países. A Cúria prelatícia tem a sua sede central em Viale Bruno Buozzi 73, 00197, Roma, Itália.

O Prelado: D. Javier Echevarría

O prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, nasceu em Madrid, em 14 de junho de 1932. É doutor em Direito Civil e em Direito Canónico. Foi ordenado sacerdote em 7 de agosto de 1955. Colaborou intimamente com S. Josemaria Escrivá, de quem foi secretário desde 1953 até sua morte, em 1975. Nesse mesmo ano, quando o Bem-aventurado Álvaro del Portillo sucedeu a S. Josemaria à frente do Opus Dei, Mons. Javier Echevarría foi nomeado secretário-geral. Foi membro de vários dicastérios da Cúria Romana e participou na Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos para a América (1997) e para a Europa (1999), assim como nas Assembleias Gerais ordinárias de 2001, 2005 e 2012.

Após a sua eleição e nomeação por S. João Paulo II como prelado do Opus Dei em 20 de abril de 1994, foi consagrado bispo pelo Papa em 6 de janeiro de 1995, na Basílica de São Pedro. É autor de vários livros sobre espiritualidade, entre os quais estão editados em português: Itinerários da vida cristã; Memória do Beato Josemaria; Getsémani; Eucaristia e vida cristã e Viver a Missa.

Nas duas últimas décadas, o Opus Dei começou a trabalhar na Lituânia, Estónia, Eslováquia, Líbano, Panamá, Uganda, Cazaquistão, África do Sul, Eslovénia, Croácia, Letónia, Rússia, Roménia, Indonésia, Coreia do Sul, Sri Lanka e Malásia.