8 de março: 14 artigos sobre a mulher

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Recordamos alguns artigos de S. Josemaria e do Papa Francisco sobre a missão da mulher, bem como testemunhos de mulheres do Opus Dei e artigos doutrinais sobre as mulheres no Evangelho.

► Textos do Papa Francisco sobre a mulher

1. Francisco e o papel das mulheres na Igreja
“As primeiras testemunhas da ressurreição são as mulheres. E isso é bonito. E este é um pouco a missão das mulheres”.

2. Homem e mulher são da mesma substância e complementares
O Papa falou de novo sobre a relação entre o homem e a mulher. Explicou que o facto de a mulher ter sido criada a partir da costela do homem não significa inferioridade ou subordinação. Francisco criticou os excessos da cultura patriarcal, o machismo e a mercantilização do corpo feminino na cultura mediática atual.

► As mulheres no Evangelho

1. Era normal que tantas mulheres rodeassem Jesus?

A atitude e os ensinamentos de Jesus –como se vê no livro dos Actos dos Apóstolos e nas cartas do Novo Testamento – outorgavam à mulher uma dignidade que contrastava com os costumes da época.
2. Quem foi Maria Madalena?

A sua grandeza não está na sua impecabilidade, mas no seu amor.

3. Bendita és tu, entre todas as mulheres!

Olha para a Virgem Santíssima, e observa como vive a virtude da lealdade: quando Isabel precisa d'Ela, diz o Evangelho que vai "cum festinatione", com pressa, com alegria. Aprende! (Sulco, 371)

► S. Josemaria e a missão da mulher

1. O poder da confiança: S. Josemaria e a missão da mulher

A teóloga Jutta Burggraf, professora da Universidade de Navarra, fez em 2002, uma conferência sobre os contributos de S. Josemaria para o reconhecimento da missão que as mulheres desempenham na sociedade.

2. A mulher no mundo e na Igreja

Para Maria José Nogueira Pinto, Josemaria Escrivá tinha a convicção de que a participação da mulher “constituía um benefício para a sociedade, a partir do contributo de um olhar e sentir feminino sobre a polis”.

3. Que dizia S. Josemaria sobre a missão da mulher? (infografias)

Para descobrir em 5 infografias exclusivas com textos do Fundador do Opus Dei de 1968.

4. A mulher na sociedade

S. Josemaria sempre enalteceu o papel da mulher e a sua contribuição essencial na Igreja e na sociedade.

5. Vinte e três perguntas a S. Josemaria sobre a missão da mulher

Numa entrevista à Revista Telva, S. Josemaria fala sobre a situação da mulher contemporânea, com a necessidade de compatibilizar a atenção à família com a dedicação ao trabalho profissional; o matrimónio e a vida conjugal; os filhos e a santificação da vida familiar.

6. Mulheres valentes (vídeo)

Durante um encontro com raparigas novas em Santiago do Chile, no dia 7 de julho de 1974, S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, falou-lhes das santas mulheres que aparecem no Evangelho

► Testemunhos de mulheres do Opus Dei

1. Sete rostos, sete histórias portuguesas do Opus Dei

Leia e reveja as entrevistas com a Ana, a Cláudia, a Joana, a Maria, a Margarida, a Rute e a Susana.

2. «As mulheres podem acelerar o caminho rumo à verdade»

Entrevista a Isabel Sánchez, secretária da Assessoria Central do Opus Dei, publicada em “El Mercurio” (Chile). Aborda os momentos que a Igreja Católica atravessa, o papel das mulheres e dos jovens.

3. "Sinto-me a mulher mais feliz do mundo"

Chus Puente nasceu há 32 anos em Valladolid. Os valores semeados pelos seus pais e a passagem pelo Colégio Alcazarén, obra corporativa do Opus Dei, foram decisivos na trajetória desta mulher.