10 frases do Papa Francisco sobre a misericórdia

Sob o lema “Misericordiosos como o Pai”, o Papa anima todos os cristãos a serem misericordiosos uns com os outros porque «a misericórdia é a trave mestra que sustenta a vida da Igreja».

10 frases do Papa Francisco sobre a misericórdia.

Para o Papa Francisco, a misericórdia não é uma palavra abstrata, mas um rosto para reconhecer, contemplar e servir. E assim o manifesta na Bula da Misericórdia com que convoca o Jubileu: “Jesus de Nazaré com a Sua palavra, com os seus gestos e com toda a Sua pessoa revela a misericórdia de Deus. N’Ele não há nada em que falte compaixão”. A seguir acrescenta: “a Sua Pessoa não é outra coisa senão Amor, um amor que se doa e oferece gratuitamente. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, para com as pessoas pobres, excluídas, doentes e em sofrimento, levam consigo o distintivo da misericórdia”.

A seguir, 10 frases do Papa sobre o perdão e a misericórdia para viver melhor o Ano Santo:

1.“Redescubramos as obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos doentes, visitar os presos, enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos”. Bula Misericordiae Vultus, n.15

2.“Comove-nos a atitude de Jesus: não escutamos palavras de desprezo, não escutamos palavras de condenação, apenas palavras de amor, de misericórdia, que convidam à conversão”. Primeiro Angelus do Papa Francisco, Praça de São Pedro,domingo, 17 de março de 2013.

3.“Como é difícil muitas vezes perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração. Deixar cair o rancor, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para viver felizes”. Mensagem do Papa Francisco para a XXXI Jornada Mundial daJuventude 2016.

4. “O perdão é uma força que ressuscita para uma vida nova e infunde a valentia para olhar o futuro com esperança”. Bula Misericordiae Vultus, n.10.

5.“O sofrimento do outro constitui um apelo à conversão, porque a necessidade do irmão recorda-me a fragilidade da minha vida, a minha dependência de Deus e dos irmãos”. Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015.

6.“Quanto desejo que (...) as nossas paróquias e as nossas comunidades, cheguem a ser ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”. Mensagemdo Papa Francisco para a Quaresma 2015.

7.“A mensagem da Divina Misericórdia constitui um programa de vida muito concreto e exigente, pois implica as obras”.

8.“Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem deseja ser misericordioso necessita de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a Deus”. Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015.

9.“Não se pode viver sem perdoar ou, pelo menos, não se pode viver bem, especialmente em família”. Audiência geral do Papa Francisco, quarta-feira, 4 de novembro de 2015

10.“A misericórdia para a qual somos chamados abraça toda a criação que Deus nos confiou para sermos cuidadores e não exploradores, ou pior ainda, destruidores”. Audiência geral inter-religiosa do Papa Francisco, quarta-feira,28 de outubro de 2015.