10 frases do Papa Francisco acerca da família

A ONU fixou o dia 15 de maio para se celebrar o Dia da Família, tema ao qual o Papa, no seu pontificado, se vem referindo muitas vezes, salientando a necessidade de perdoar e de se apoiarem na oração.

A partir de 1994 e, por um decreto das Nações Unidas, no dia 15 de maio celebra-se o Dia da Família. Este ano festeja-se o 20º aniversário. Desde o início do seu pontificado que o Papa Francisco mostrou um especial interesse pela família e falou dela inúmeras vezes perante multidões que se juntam na Praça de São Pedro, salientando a importância de cuidar dela com carinho. Além disso, em outubro terá lugar o Sínodo dos Bispos sobre a pastoral da família. Mas, o que tem o Papa Francisco em mente ao falar da família? Transcrevemos, a seguir, algumas frases do Papa que expressam o seu pensamento.

1. «Entre todas as coisas aquilo que mais pesa é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser recebido. Pesam certos silêncios. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se mais pesado, intolerável».
Encontro de Famílias em Roma em outubro de 2013.

2. «Há três palavras mágicas: "Pedir licença" para não ser invasivo na vida do cônjuge. "Obrigado", agradecer o que o outro fez por mim, a beleza de dizer "obrigado". E a outra, "desculpa", que às vezes é mais difícil, mas é necessário dizê-la».
Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de abril.

3. «No vosso caminho familiar, vocês partilham tantos momentos inolvidáveis. No entanto, se falta o amor, falta a alegria e o amor autêntico dá-no-lo Jesus».
Carta de 2 de fevereiro do Papa às famílias.

4. «O segredo é que o amor é mais forte do que o momento em que se discute e, por isso, aconselho aos esposos: não acabem o dia em que discutiram sem fazer as pazes, sempre».
Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de abril.

5. «O verdadeiro vínculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias têm necessidade de Deus: todas, todas! Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer-se simplicidade. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vínculo torna-se mais forte».
Homilia da Missa do Encontro de Famílias, que se realizou em Roma em outubro de 2013.

6. «Se o amor é uma relação, constrói-se como uma casa. Não a queiram construir sobre a areia dos sentimentos que vão e veem, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projeto de amor que quer crescer como se constrói uma casa: que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança».
Palavras aos noivos que se reuniram na Praça de São Pedro no dia de São Valentim.

7. «Hoje, a família é desprezada, é maltratada, e o que se nos pede é reconhecer o belo, o autêntico e o bom que é formar uma família, ser família hoje; o indispensável que isto é para a vida do mundo, para o futuro da humanidade».
Palavras dirigidas aos Bispos no dia 20 de fevereiro, num encontro que tratava o tema da família.

8. «O matrimónio é uma longa viajem que dura toda a vida, e necessitam da ajuda de Jesus para caminhar juntos, com confiança, para se acolherem, um ao outro todos os dias, e perdoarem-se todos os dias; e isto é importante nas famílias, saberem perdoar-se. Porque todos nós temos defeitos. Todos!».
Encontro de Famílias em Roma em outubro de 2013.

9. «Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, (…) quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira».
Discurso dirigido aos Bispos do Sri Lanka, no dia 3 de maio de 2014.

10. «A verdadeira alegria vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida».
Missa de encerramento do Encontro de Famílias, em Roma.