10 anos do St. Josemaría Institute nos Estados Unidos

Entrevista com Elia Rivera, diretora do St. Josemaria Institute, entidade que promove a devoção ao Fundador do Opus Dei nos EUA e que celebra agora o seu 10º aniversário.

Porque nasceu o St. Josemaria Institute e qual é a sua missão?

O St. Josemaria Institute foi fundado em 2006 nos Estados Unidos para promover a divulgação da vida, dos escritos e da devoção a S. Josemaria Escrivá. Este santo dedicou a sua vida a ajudar os outros a descobrir a presença de Deus nas suas vidas. A nossa missão é difundir esta mensagem de esperança e luz no mundo, através dos meios de comunicação, conferências e programas especiais, também com iniciativas especialmente dirigidas a sacerdotes e a seminaristas. “O Senhor serve-se de nós como tochas, para que essa luz ilumine...” – diz S. Josemaria no primeiro ponto do seu livro Forja. “De nós depende que muitos não permaneçam nas trevas, mas que andem por caminhos que conduzem à vida eterna”.

O que é que mais interessa de S. Josemaria às pessoas que o descobrem pela primeira vez?

Penso que S. Josemaria tem a capacidade de nos fazer compreender que não estamos sozinhos no nosso desejo íntimo de nos aproximarmos de Deus. Repare, por exemplo, a quantidade de frases de S. Josemaria que se publicam em forma de post, twiet ou que recebem likes nas redes sociais!

Ele experimentou o que implica saber-se filho de Deus, e assim foi capaz de o transmitir. Deus é o nosso tudo, como diria S. Josemaria: “o teu Pai, o teu Irmão, o teu Amigo, o teu Deus, o Amor dos teus amores”. Esta mensagem é surpreendente, porque tem a força para transformar a vida: as nossas amizades, a nossa família, o trabalho, a cultura, a sociedade...

Entre outras coisas, o St. Josemaria Institute produz e distribui materiais para difundir os valores cristãos. Quais foram as campanhas com mais êxito?

Nos últimos cinco anos, o Institute promoveu diferentes campanhas através de meios muito diversos: redes sociais, podcast, vídeos, blogs, websites, correios eletrónicos... Está tudo à disposição no nosso site www.stjosemaria.org.

As pessoas procuram recursos que as ajudem na sua vida espiritual. São especialmente valorizadas as meditações em áudio, que muitas pessoas ouvem e valorizam. Contudo, o que realmente define se um material ou uma campanha tem êxito, não são os views, os gostos ou partilhas, mas se consegue transformar a vida das pessoas e fazê-los mais felizes. É esse o nosso desejo!

Elia Rivera, diretora do St. Josemaría Institute.

Em 2007 começaram a promover os “Mass kits” para celebrar a festividade de S. Josemaria, no 26 de junho. Poderia explicar-nos essa iniciativa e o seu impacto?

O objetivo era facilitar a muitos sacerdotes e comunidades a celebração litúrgica de S. Josemaria, em lugares onde não se tinha celebrado antes. O “kit” inclui os textos para a Missa, bem como outras informações sobre o fundador do Opus Dei, dirigidas àquelas pessoas que desejem conhecê-lo melhor.

Desde 2007, já distribuímos mais de 500 “Mass kits” e os pedidos continuam a chegar. Oferecemos também um mapa interativo no nosso site, em que qualquer pessoa pode anunciar ou procurar uma igreja em que se celebre o dia de S. Josemaria.

Quais são as iniciativas que o St. Josemaria Institute promoverá proximamente?

A vida e os escritos de S. Josemaria estão no coração do Institute. Além de continuar a disponibilizar materiais em podcast, no blog e noutros meios, organizamos um encontro em Chicago duas vezes por ano. Desejamos que o Institute seja relevante para pessoas de todas as idades e condições, para assim cooperar na tarefa da Nova Evangelização.

Pode contar-me um episódio de alguém que tenha descoberto S. Josemaria graças ao Institute?

No ano passado lançámos a iniciativa “Stories of Intercession” para recolher episódios de pessoas cujas vidas tinham dado uma volta graças a S. Josemaria. Em pouco tempo recebemos muitos testemunhos! Impressionou-me muito a história de um casal de Rochester (Nova York), que fez uma viagem para Chicago para assistir à nossa reunião de Outono de 2015, porque, segundo eles, não tinham encontrado nada semelhante na zona onde viviam. A mensagem de S. Josemaria, o desejo de se formarem na fé e de conhecer outras pessoas com a mesma inquietação, fê-los viajar de Nova York para Chicago. Foi algo que me deu a entender que verdadeiramente o Institute cumpre uma missão e preenche um vazio que era preciso preencher.

Em sua opinião, o que destaca dos escritos e da vida de S. Josemaria, o que é que aprendeu pessoalmente dele?

Conheci muitas pessoas que, em diferentes momentos da vida, sentem que a sua formação na fé parou depois da catequese da Primeira Comunhão ou das aulas de religião. Apercebem-se de que nas suas vidas falta algo. Sentem nostalgia da fé e da devoção que tinham quando eram jovens e que dava às suas vidas um sentido e um fim. Penso que S. Josemaria consegue despertar em tantas pessoas essa fé da juventude. Com os seus conselhos, ajudou muitas pessoas a retomar na sua vida diária esse convívio com Deus, e preencher assim essa fome de Infinito que temos dentro, a estabelecer de novo a amizade com o Senhor e ajudar os outros a conhecer Cristo.

Quanto a mim, considero S. Josemaria um dos grandes mestres, de quem continuo a aprender coisas novas, e que é para mim um guia imprescindível nos meus desejos de ser santa. Ajuda-me a lutar para ser capaz de rezar todos os dias, viver como uma mulher íntegra, amar e servir a minha família e amigos, ser responsável no meu trabalho, paciente com quem passa por dificuldades e fiel à Igreja e ao Papa. Nem sempre é fácil, mas ele ajuda-me!

O Institute faz os seus primeiros 10 anos, o que podemos esperar para os próximos 10?

Usando uma expressão de S. Josemaria e do Beato Álvaro del Portillo, diria que desejamos continuar a servir a Igreja como a Igreja quer ser servida. Ofereceremos recursos práticos que ajudem as pessoas a crescer na fé e a aprofundar na sua amizade com Deus. E fá-lo-emos recorrendo sempre à ajuda das novas tecnologias e à colaboração com famílias, sacerdotes, paróquias e escolas que queiram usar os nossos recursos “para iluminar todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levam no seu coração”.