D. Álvaro del Portillo

D. Álvaro del Portillo

Fiel colaborador de S. Josemaria e o seu primeiro sucessor à frente do Opus Dei. Sacerdote exemplar, serviu a Igreja a todo o momento. Colaborou nos trabalhos do Concílio Vaticano II. Recebeu a ordenação episcopal em 1991 das mãos de João Paulo II.

Venerável Montse Grases

Venerável Montse Grases

Em plena juventude, Montse correspondeu ao chamamento de Deus para o servir na vida corrente. Transmitiu aos seus amigos e familiares a paz da proximidade com Deus, manifestada com exemplaridade durante a dura doença que lhe veio a causar a morte.

Venerável Isidoro Zorzano

Venerável Isidoro Zorzano

Engenheiro de grande prestígio entre os colegas, soube converter o trabalho em oração. Em 1930 pediu a admissão no Opus Dei. Ajudou com heroicidade S. Josemaria e outros fiéis da Obra durante a Guerra Civil espanhola.

Dora del Hoyo

Dora del Hoyo

Fiel do Opus Dei desde 1946. Ocupava-se das tarefas do lar. Soube descobrir o significado santificador e apostólico que se esconde por detrás de cada acção aparentemente trivial, conjugando o espírito de serviço e de competência profissional.

Pe. José Luis Múzquiz

Pe. José Luis Múzquiz

José Luis Múzquiz de Miguel nasceu em Badajoz no dia 14 de outubro de 1912. Ajudou São Josemaria a estender o trabalho do Opus Dei por numerosos países, especialmente nos Estados Unidos.

Tomás e Paquita Alvira

Tomás e Paquita Alvira

Foram ambos supranumerários do Opus Dei. Fieis ao espírito do Opus Dei, transmitiram aos seus filhos e a outras muitas pessoas um exemplo de vida cristã. Com palavras de S. Josemaria, fizeram de sua casa “um lar luminoso e alegre”

Guadalupe Ortiz de Landazuri

Guadalupe Ortiz de Landazuri

Foi uma das primeiras mulheres do Opus Dei e um apoio importante para o Fundador durante toda a sua vida. Doutorada em Química, dividiu o seu tempo entre o ensino e diversas tarefas de serviço e governo na Obra.

Toni Zweifel

Toni Zweifel

Engenheiro suíço. A sua vocação para o Opus Dei moveu-o a pôr a sua profissão ao serviço dos outros. Dirigiu uma fundação que apoia projectos de desenvolvimento em cinco continentes. Aceitou a vontade de Deus quando, ainda jovem, soube que tinha uma doença grave.

Ernesto Cofiño

Ernesto Cofiño

Pediatra e pai de cinco filhos. Procurou sempre ter intimidade intensa com Deus e servir o próximo, empenhando-se pela sua saúde física e espiritual. Promoveu várias obras de assistência no seu país.

Pe. José María Hernández Garnica

Pe. José María Hernández Garnica

Sacerdote, Engenheiro de Minas, doutorado em Ciências Naturais e em Teologia, colaborou com o Fundador na expansão do Opus Dei pela Europa, com grande alegria e espírito de sacrifício.

Laura Busca

Laura Busca

Licenciada em Farmácia pela Universidade Central de Madrid em 1935. Casou com Eduardo Ortiz de Landázuri em 1941, que também goza de fama de santidade. Foi mãe de família numerosa, investigadora e apaixonada tanto pelo estudo como pela leitura.

Eduardo Ortiz de Landazuri

Eduardo Ortiz de Landazuri

Médico e professor catedrático, pôs todo seu saber ao serviço de Deus e dos doentes que recorriam a ele. A dedicação aos seus pacientes e à sua família – teve sete filhos – era consequência do seu amor a Deus e a Nossa Senhora.

Encarnita Ortega

Encarnita Ortega

Depois de conhecer S. Josemaria em 1941, ajudou-o a estender entre as mulheres a chamada universal à santidade. Em 1946, mudou-se para Roma e daí trabalhou na expansão do Opus Dei por todo o mundo. A sua vida foi a de uma mulher normal, atenta a seguir sempre a vontade de Deus.