Livro electrónico "Bento XVI em Portugal"

No 4º aniversário da viagem de Bento XVI a Portugal, disponibilizamos gratuitamente um livro electrónico com os discursos do Papa no nosso país.

Descarregar do iTunes

Descarregar do Google Play Books

Descarregar em formato ePub

Descarregar em formato mobi (para Kindle)

Descarregar em formato PDF


Outros livros disponibilizados pelo Gabinete de Informação

De 10 a 14 de Maio de 2010 Bento XVI foi a Lisboa, Fátima e Porto por motivo dos 10 anos da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco.

2010 não foi um ano qualquer. De Março a Outubro o vulcão islandês Eyjafjallajökull entrou em actividade e levou a fechar o espaço aéreo europeu, ameaçando a viabilidade da viagem.

Em simultâneo um vulcão mediático espalhava por todo o mundo a questão dos antigos abusos de menores por parte do clero, e houve quem quisesse pôr o Papa no banco dos réus. Talvez pensando em tudo isso, deixou claro aos jornalistas na viagem para Lisboa: a maior perseguição da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado na Igreja.

Portugal comemorava então o centenário da República, e a visão de Bento XVI, talvez inesperada, foi: a viragem republicana, operada há cem anos em Portugal, abriu, na distinção entre Igreja e Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja.

Das 18 intervenções, ficaram na memória de todos a segurança de Bento XVI ao dizer em Fátima "iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída", o apelo aos homens da cultura em Lisboa "fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza" e no Porto a definição do novo perfil evangelizador "nada impomos, mas sempre propomos"