60 universitárias realizam voluntariado em Cabo Verde

De 26 de julho a 14 de agosto, 60 voluntárias portuguesas participaram num projeto de voluntariado no Bairro de Fonton na Cidade da Praia.

Iniciativas sociais

Uma experiência única que incluiu actividades de educação e formação, saúde e ambiente. Fizeram a sua preparação em Centros do Opus Dei de todo o país, coordenadas pela Residência Universitária dos Álamos. Recordamos esta iniciativa no dia Mundial do Voluntário.

INICIATIVAS SOCIAIS
Fonton é o maior e mais populoso bairro da capital de Cabo Verde, onde vivem 800 pessoas, maioritariamente jovens (66,8%) e onde 55% dos agregados familiares são liderados por mulheres ou mães solteiras. A formação dos jovens e sua inserção dos jovens no mercado de trabalho é neste momento um dos maiores desafios na comunidade de Fonton.

Desde o início, a prioridade das 60 voluntárias do Projeto Cabo Verde foi procurar responder a necessidades prementes, envolver a comunidade e formar líderes locais de modo a que sejam as próprias populações as impulsionadoras de iniciativas similares. O projeto incluiu actividades de educação e formação, saúde e ambiente.

ENSINO
Foram abrangidas várias áreas de formação: gestão de conflitos para diretores de escola, ensino de português para professores da língua, aulas de inglês para agentes de segurança e de turismo, aulas de culinária.

SAÚDE
Com a colaboração das autoridades locais, as voluntárias com formação na área da medicina e enfermagem, coordenadas por profissionais seniores, proporcionaram cuidados básicos de saúde, aconselhamento médico geral e nas diversas áreas de especialidade, e rastreio dos casos a ser encaminhados para as unidades de saúde existentes.

As voluntárias médicas deram colaboração na organização logística do Centro de Intervenção Comunitária de forma a poder 80 consultas diárias nas melhores condições possíveis. Em simultâneo, outras voluntárias deram aulas de medicina dentária e cursos de puericultura e amamentação. Estes serviços têm tido enorme procura.

AMBIENTE
A pedido das autoridades locais, as questões ambientais têm tido particular relevo nestas acções de voluntariado, em particular nas actividades levadas a cabo com crianças e jovens No Bairro de Fonton, a gestão de resíduos e o seu impacto na saúde foram tema especial nas acções de sensibilização deste ano. Com o apoio da Câmara Municipal da Praia, desenvolveu-se um programa para a limpeza de toda a cidade, onde foram envolvidos muitos jovens, dirigentes de associações locais e muitas voluntárias.

A televisão local realizou uma reportagem sobre estas ações:


Mais informações:
Web: Projeto Cabo Verde

Email: projectocaboverde@gmail.com

Tlf: 217 587 396