Solenidade do Corpo de Deus

Esta quinta-feira ou no domingo, de acordo com as disposições litúrgicas de cada lugar, a Igreja celebra a Solenidade do Corpo de Deus (Corpus Christi). Apresentamos alguns documentos que podem ajudar a viver melhor esta festa

Carta de D. Javier sobre a Eucaristia: “Jesus ficou na Eucaristia para dar remédio à nossa fraqueza, às nossas dúvidas, aos nossos medos, às nossas angústias; para curar a nossa solidão, as nossas perplexidades, os nossos desânimos; para nos acompanhar no caminho; para nos apoiar na luta. Sobretudo, para nos ensinar a amar, para nos atrair para o seu Amor”. São palavras da carta pastoral escrita por D. Javier Echevarría por ocasião do Ano Eucarístico convocado por João Paulo II em 2004.

Eucaristia e vida cristã, livro de D. Javier Echevarría (em espanhol).

Alguns fragmentos:

“Aí tendes o nosso Deus” (5:19 min): O cristianismo é proximidade de Deus ao homem; implica amizade, convívio, intimidade do homem com Deus

“Aprender a amar” (8:08 min): A história dos primeiros discípulos repete-se uma e outra vez ao longo dos séculos. Quantos propósitos de acompanhar Cristo, de trabalhar por Ele, de O dar a conhecer…

“Descansar em Deus: abandonar n’Ele as nossas preocupações” (5:02 min) - Jesus Cristo falou muito do descanso, e nada é mais lógico, porque Ele veio trazer paz à nossa alma com a sua graça...

Quinta-feira Santa: instituição da Eucaristia - meditação breve de D. Javier Echevarría. Texto em português disponível aqui.

De S. Josemaria
Na festa do Corpus Christi : texto e áudio desta homilia do fundador do Opus Dei.

“Está ali, com a sua Carne e com o seu Sangue” da secção Textos de S. Josemaria.

A Santa Missa", vídeo breve do fundador do Opus Dei.

Notícias e outros textos

Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia (São João Paulo II)

Exortação apostólica sinodal Sacramentum caritatis (Bento XVI, 2007)

Homilia na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Papa Francisco, 4 de junho de 2015)

"O prodígio da Sagrada Eucaristia” O Beato Álvaro del Portillo pormenoriza as atitudes da alma verdadeiramente eucarística, por ocasião da Solenidade do Corpus Christi.

Porquê a festa do Corpus Christi? : A solenidade do Corpus Christi teve origem num contexto cultural e histórico determinado: nasceu com o objetivo de reafirmar abertamente a fé do Povo de Deus em Jesus Cristo vivo e realmente presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia".

“S. Josemaria manifestava num sem fim de pormenores o seu amor por Jesus Sacramentado”. D. Javier Echevarría, atual Prelado do Opus Dei, conta que S. Josemaria resumia a vida de piedade dizendo que o amor é sapientíssimo e procura –porque necessita - sempre novas formas de se manifestar. Por isso, expressava um profundo amor a Jesus Sacramentado através de um sem fim de pequenos detalhes.

Grande Vigília JMJ em Cuatro Vientos (Madrid 2011) : Vídeo resumo da Vigília de Cuatro Vientos, na Jornada Mundial da Juventude, em que a cerimónia central foi a adoração do Santíssimo Sacramento.

“Vi na Igreja perseguida na China uma fé e uma piedade em estado puro” (2009)
Os taiwaneses em geral são muito respeitadores da fé, por isso é possível manifestá-la. Desde há três anos, organizamos a procissão do Corpus Christi pelas ruas mais centrais da cidade. Os paroquianos preparam um tapete de arroz de várias cores com desenhos. É uma ocasião para explicar a Eucaristia.

Resumos da fé cristã

Tema 19. A Eucaristia
A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização do seu único sacrifício, na liturgia da Igreja.

Tema 20. A Eucaristia (2)
A Santa Missa é sacrifício em sentido próprio e singular porque representa, no hoje da celebração litúrgica da Igreja, o único sacrifício da nossa redenção, porque é o seu memorial e aplica o seu fruto.

Tema 21. A Eucaristia (3)
A fé na presença real de Cristo na Eucaristia levou a Igreja a prestar culto de latria ao Santíssimo Sacramento, tanto durante a liturgia da Missa, como fora da sua celebração.