D. Javier Echevarría recupera de uma intervenção cirúrgica

O prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, foi submetido esta manhã a uma operação cirúrgica à coluna. A intervenção, que durou quase cinco horas, teve lugar na Clínica Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha).

O comunicado médico informa que a operação “decorreu de acordo com o previsto e não houve complicações”. Os médicos explicaram que “foi realizada uma descompressão lombar, por uma estenose de canal”. A intervenção consistiu também “numa fixação das vértebras ao sacro”.

Seguindo a recomendação dos médicos, D. Javier permanecerá internado 10 dias na Clínica Universidade de Navarra. Depois ficará em Pamplona várias semanas para a recuperação gradual. Ficará acompanhado pelo seu vigário auxiliar, Mons. Fernando Ocáriz. Regressarão ambos a Roma em dezembro, por volta da data de início do Jubileu da Misericórdia.

Dada a impossibilidade de o expressar de modo pessoal, o prelado agradece através deste comunicado as inumeráveis manifestações de carinho e proximidade que lhe chegaram por palavra e por escrito, também através deste site e das redes sociais, por motivo da operação e assegura as suas orações por todos. Expressa também um especial agradecimento pelo profissionalismo da equipa médica e de enfermagem.

O prelado tinha anunciado esta operação no passado dia 1 de novembro, na carta que escreve mensalmente aos fiéis da prelatura: Dentro de uns dias – afirmava – irei para a Clínica Universidade de Navarra, para me submeter a uma operação cirúrgica. Estarei muito unido a todas e a todos vós, e espero que me apoieis com a fortaleza da vossa oração”.