Perguntas frequentes sobre a beatificação de Álvaro del Portillo

Respostas da comissão organizadora às perguntas mais frequentes sobre a beatificação de D. Álvaro del Portillo, que terá lugar em Madrid no próximo dia 27 de setembro.

Quem foi Álvaro del Portillo?

D. Álvaro del Portillo y Diez de Sollano (Madrid, 1914‑ Roma, 1994), Engenheiro Civil e Doutor em Filosofia e em Direito canónico, incorporou-se no Opus Dei em 1935. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de junho de 1944 e colaborou estreitamente com S. Josemaria até ao seu falecimento em 1975. Para além disso desempenhou numerosos cargos na Santa Sé, entre os quais se destaca a sua ativa participação nos trabalhos do Concílio Vaticano II. Após a morte de São Josemaria foi eleito para lhe suceder na direção do Opus Dei. Foi ordenado Bispo em 1991. O seu processo de canonização foi iniciado em março de 2004. O Papa Bento XVI declarou-o Venerável em 2012 e o Papa Francisco assinou o Decreto do Milagre atribuído à sua intercessão em 2013.

Porque é que a beatificação é em Madrid?

A Santa Sé achou muito conveniente a petição do Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, de organizar a cerimónia em Madrid, cidade natal do futuro beato, de quem se comemora em 2014 o centenário do nascimento. Esta opção também facilita a participação de numerosas pessoas do país de origem de D. Álvaro que desejam assistir à cerimónia e que – no contexto da crise económica atual – teriam dificuldades para assistir.

Para que serve a beatificação?

As cerimónias de beatificação servem para avivar o espírito de santidade no Povo de Deus e contribuir para a evangelização do mundo.

Porque é que o Opus Dei promoveu esta beatificação?

A fama de santidade e a existência de muitos favores atribuídos à intercessão de D. Álvaro del Portillo moveu o Prelado do Opus Dei a solicitar à Congregação para as Causas dos Santos o início deste Processo, para glória de Deus e para que o Povo de Deus possa contar com um modelo e intercessor acessível e atual.

Quem beatificará Álvaro del Portillo?

Por mandato do Papa Francisco, atuando como legado, presidirá à cerimónia o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Como vai a ser a beatificação?

A cerimónia de beatificação consistirá numa Missa Solene em que terá lugar a proclamação do novo beato e a sua inclusão no catálogo dos beatos e santos que a Igreja propõe ao Povo fiel como modelos e intercessores diante de Deus.

Quanto se vai a gastar na beatificação?

É impossível prever; em qualquer caso, a comissão organizadora procura que seja um ato solene, mas simples, ao qual possam assistir, com o menor custo possível, todas as pessoas que estejam interessadas em participar.

Como vai ser financiada a beatificação?

O financiamento da beatificação será feito, maioritariamente, com as contribuições dos participantes e com a ajuda de muitas pessoas que têm devoção ao futuro beato.

Haverá tratamento de favor por parte das administrações públicas?

Uma celebração com estas caraterísticas trará benefícios para Madrid, como tantos eventos que têm lugar nesta cidade. Ao tratar-se de um ato público a que assistirão previsivelmente vários milhares de pessoas, a comissão está em contacto com as administrações públicas competentes em cada caso, solicitando as autorizações necessárias e procurando ajustar-se aos requisitos e condições habituais no que se refere a segurança, mobilidade, proteção civil, etc. como em qualquer evento semelhante.

O processo de inscrição tem algum custo económico?

A inscrição para assistir à beatificação é totalmente gratuita e é o modo estabelecido para obter as entradas para as duas cerimónias dos dias 27 e 28 de setembro. Mas também se pode assistir sem entrada.

As inscrições facilitam à comissão organizadora a previsão do número de ecrãs gigantes de TV, torres de som e outros serviços.

Que benefícios traz a inscrição?

A inscrição traz consigo a atribuição de uma zona concreta no recinto, além de receber o 'kit do participante’.

O que contém o 'kit do participante'?

1. Um livro para poder seguir a parte litúrgica da cerimónia.

2. Um mapa de toda a cidade de Madrid no qual estão assinalados alguns dos lugares especialmente significativos na vida de Álvaro del Portillo.

3. Um pequeno livro recordatório da cerimónia de Beatificação.

4. Um sobrescrito para poder fazer um donativo paraquatro projetos sociais em África.

5. Uma pagela de D. Álvaro, já como novo Beato.

Pode fazer-se algum donativo para a cerimónia de Beatificação? Em caso afirmativo, como?

Quer os preparativos, quer a própria cerimónia têm um custo económico, pelo que qualquer ajuda será bem-vinda. A comissão organizadora sugeriu um donativo de, aproximadamente, 20 euros por pessoa. O donativo pode realizar clicando aqui.

Para a inscrição não é necessário fazer um donativo. A inscrição, insiste a comissão organizadora, é totalmente gratuita e o donativo pode fazer-se em qualquer momento: antes, durante, ou depois da inscrição. Agradecem-se também os donativos das pessoas que, por qualquer motivo, não possam assistir à Beatificação.


Mais informações:

- Comissão organizadora da beatificação – www.alvaro14.org

- Biografia de D. Álvaro: www.alvarodelportillo.org

- Site português sobre a beatificação de D.Álvaro - beatificacaoalvarodelportillo.wordpress.com