Prelado do Opus Dei: “Santa Teresa de Calcutá via o mundo como uma casa comum”

O prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, convidou a “reclinar-se e a pôr-se ao serviço dos outros” segundo o exemplo de Santa Teresa de Calcutá, canonizada hoje em Roma, “numa festa para a Igreja e para toda a humanidade”. O prelado ordenou hoje seis sacerdotes no Santuário de Torreciudad (Huesca) numa cerimónia com o templo cheio de familiares e fiéis.

PDF: Homilia de D. Javier Echevarría por ocasião da Ordenação sacerdotal (Torreciudad, 4 de setembro 2016)

*****

D. Javier destacou como santa Teresa de Calcutá se inclinava espiritualmente para “acolher o abandonado ou para curar feridas do corpo ou da alma”. Disse também que a “sua generosidade e coerência são um impulso para aprender a viver para os outros”. Com palavras do Papa Francisco, pediu para “ser instrumentos do carinho de Deus por todos os seres da terra” e animou a ver “na humanidade uma família e no mundo uma casa comum”, como destacava a nova santa.

Aos novos sacerdotes pediu para “serem bons pastores que procuram todas as ovelhas” e a saber gastar-se pelos outros, vivendo el sacerdócio como “um enormíssimo dom”. O prelado pediu aos assistentes as suas orações pelo Papa, pelos Bispos e pelos Sacerdotes e para que estejam dispostos a servir gozosamente.

Na sua estadia em Torreciudad, D. Javier Echevarría ordenou sacerdotes seis diáconos,: o mexicano Irineo Pallares, de 40 anos, gestor de um hotel; o engenheiro mecânico peruano Alejandro Arenas, de 50 anos; e os espanhóis Eduardo Ares, filólogo nascido em Madrid há 45 anos; Pablo López, madrileno de 31 anos, pedagogo; Carles Rodríguez, arquiteto técnico catalão nascido em 1979 e Miguel Angel Correas, engenheiro informático de 40 anos, nascido em Alcázar de San Juan (Ciudad Real).