O Papa inscreve-se on-line como primeiro peregrino na JMJ de Cracóvia de 2016

"Feito. Inscrevi-me na Jornada como peregrino mediante este dispositivo eletrónico”. Com este gesto, o Papa converteu-se no primeiro peregrino a inscrever-se na Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia do ano 2016.

O calor do domingo não impediu que, de novo, milhares de peregrinos enchessem a praça de S. Pedro. O Papa falou-lhes sobre o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Explicou-lhes que Jesus não alimenta apenas materialmente as pessoas. "A multidão ficou surpreendida pelo prodígio da multiplicação dos pães mas, o presente que Jesus dá é a plenitude da vida ao homem. Jesus sacia não só a fome material mas também a mais profunda, a fome do sentido da vida, a fome de Deus”.
Disse que também os cristãos podem ajudar outras pessoas em momentos de dificuldade e explicou que não é tão difícil como parece. "Perante o sofrimento, a solidão, a pobreza e a dificuldade de muitas pessoas, que podemos fazer? Queixar-se não resolve nada. Mas podemos oferecer o pouco que temos, como o rapaz do Evangelho. De certeza que temos uma hora, algum talento, alguma capacidade... Quem de nós não tem "os seus cinco pães e dois peixes”?”
Francisco recordou que brevemente se cumprirão dois anos de sequestro na Síria do sacerdote jesuita Paolo Dall'Oglio, desparecido em Raqqa, a capital do Estado Islâmico. Pediu uma oração por ele e por todas as pessoas sequestradas nas zonas de conflito. Por isso convidou as autoridades internacionais a que reforcem a sua atuação para libertar estas pessoas. Rezou uma Ave Maria pelos sequestrados com os peregrinos.
Também se dirigiu aos avós, por ser a festividade de S. Joaquim e Santa Ana, e pediu um aplauso para eles pela sua preciosa presença nas famílias.