Número 61 de Romana

Breve resumo do conteúdo do número 61 de Romana, boletim da prelatura do Opus Dei, recentemente publicado.

Este número de Romana reproduz uma extensa carta do prelado do Opus Dei por ocasião do Jubileu extraordinário da Misericórdia. Também é publicado o decreto do prelado para a abertura da porta santa da misericórdia na igreja prelatícia de Santa Maria da Paz.

Um estudo do professor Rafael Díaz Dorronsoro (Pontifícia Universidade da Santa Cruz) aprofunda alguns dos ensinamentos de S. Josemaría Escrivá de Balaguer sobre o amor conjugal e o matrimónio, tomando como ponto de partida a homilia do fundador do Opus Dei “O matrimónio, vocação cristã”.

Entre os documentos da Cúria Romana, publica-se o original do Breve apostólico da beatificação de Álvaro del Portillo.

Na secção “Do Prelado”, dá-se informação da viagem pastoral de D. Javier à Colômbia, República Dominicana e Trinidad y Tobago, bem como da ordenação de 3 sacerdotes e 27 diáconos da prelatura, procedentes de 13 países, a quem impôs as mãos no dia 6 de setembro e 31 de outubro, respetivamente.

O número 61 de Romana noticia a audiência em que o Papa recebeu o vigário auxiliar e o vigário geral do Opus Dei. Entre as iniciativas apresenta-se uma reportagem sobre a Obra Social Álvaro del Portillo, que se desenvolve na paróquia de São Ramón Nonato de Madrid.

O boletim faz uma resenha dos seis novos centros da prelatura que foram erigidos na Argentina, Alemanha, El Salvador, Itália e Filipinas. Também contém informação sobre os 474 fiéis da prelatura que faleceram neste semestre. Os sócios da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz falecidos durante o mesmo período foram 23.

Por último, surge informação sobre as novas edições dos livros de São Josemaría. Além disso é dada uma breve notícia sobre Caminho, uma obra que ultrapassou os cinco milhões de exemplares impressos.

Romana reproduz documentos da Santa Sé e contém informações e notícias acerca da atividade do Opus Dei e do seu prelado. A principal atividade da Prelatura é a assistência espiritual aos seus fiéis. E o primeiro apostolado do Opus Dei é o que realizam pessoalmente os seus membros, nas suas ocupações familiares, profissionais e sociais. O boletim é editado em três idiomas (castelhano, inglês e italiano). Para consultar o número ou subscrever o boletim, pode visitar www.romana.org.