Nomeações do Vigário auxiliar e do Vigário geral

O Prelado do Opus Dei nomeou Mons. Fernando Ocáriz como Vigário auxiliar e Mons. Mariano Fazio como Vigário geral da Prelatura do Opus Dei.

O Prelado (à direita) com o novo Vigário auxiliar (à esquerda)

Conforme a possibilidade prevista nos Estatutos da Prelatura, o Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, nomeou Mons. Fernando Ocáriz (nascido em Paris a 27 de outubro de 1944) Vigário auxiliar, com o poder executivo necessário para o governo da Prelatura, incluindo as competências reservadas ao Prelado, excepto as que exigem o exercício da ordem episcopal. A figura do Vigário auxiliar está estabelecida no direito nos números 134 § 1 e 135 do Codex iuris particularis Operis Dei, que foi promulgado por S. João Paulo II com a Constituição Apostólica Ut sit de 28 de novembro de 1982 (mais informação: O vigário auxiliar no direito da Igreja para a Prelatura).

No decreto de nomeação, com data de 9 de Dezembro, o Prelado afirma que "a extensão do trabalho apostólico da Prelatura e o crescimento do número de circunscrições regionais, de centros e de iniciativas cuja atenção pastoral está confiada ao Opus Dei trouxeram consigo um aumento do trabalho de governo que corresponde ao Prelado". Por isso — acrescenta — "tendo em conta também a minha idade, considero conveniente proceder à nomeação de um Vigário auxiliar".

Para substituir Mons. Fernando Ocáriz no cargo de Vigário geral da Prelatura, D. Javier Echevarría nomeou – com o voto deliberativo do seu Conselho geral – Mons. Mariano Fazio, até ao presente Vigário do Opus Dei na Argentina, Paraguai e Bolívia. Mons. Mariano Fazio nasceu em Buenos Aires no dia 25 de abril de 1960.

Ao comunicar estas nomeações, o Prelado pediu aos fiéis do Opus Dei, e a todas as pessoas que participam nas actividades pastorais da Prelatura, orações para dar um renovado dinamismo apostólico ao trabalho do Opus Dei, em serviço da Igreja e de todas as almas.

Mais informação: