Montes Claros: para quem vai estudar para Lisboa

Uma residência universitária em Lisboa com alojamento em pensão completa e uma mão cheia de oportunidades.

Montes Claros é uma residência universitária e um centro cultural em Lisboa, obra corporativa do Opus Dei, que, desde 1997, pretende ser mais do que um simples alojamento. Ali valoriza-se o estudo, o convívio e a formação de cada um. Com este objectivo, a direcção e diversas comissões de residentes colaboram na organização de actividades, num clima de amizade e confiança, para ajudar os estudantes na adaptação à universidade, encontrando os meios para superar-se e alcançar a excelência no seu percurso académico.

Os estudantes mais velhos ajudam na recepção dos alunos do primeiro ano e coordenam algumas das actividades culturais, importantes como complemento da formação que cada aluno recebe na sua universidade.

«I am a law student from the US, and for my exchange semester was privileged to live at MC. The accommodations were quite comfortable, but the people there were (and are) fantastic. After only a few weeks I had many friends and look forward to visiting again whenever I am in Lisbon!»

[Tom Haine, residente 2010-2011, fez o Mestrado em Direito na UCP]

Ambiente familiar

Mas Montes Claros não é só para os residentes. A sala de estudo, os convívios e as actividades de formação, estão abertas aos amigos das pessoas que ali vivem. E o ambiente familiar faz toda a diferença: privilegiam-se os espaços de convívio, não existem “praxes”, todos se conhecem e se interessam pelas coisas dos outros.

Com este objectivo, as tertúlias marcam o ritmo do ambiente da residência: todos os dias, durante o café do almoço e depois do jantar, aqueles que estão em casa têm alguns minutos de conversa sobre... nada de especial! Fala-se simplesmente das coisas do dia-a-dia de cada um, ou do que vai passando nas notícias; ou então alguém conta um episódio engraçado ou lança para a discussão um tema interessante. São momentos de conversa informal, em que os residentes se conseguem conhecer melhor e contribuir assim para o clima familiar que se propõe.

Algumas tertúlias são com convidados: gente interessante,de todas as profissões que nos vêm falar da sua experiência profissional ou apresentar temas atractivos e actuais. Alguns são daqueles que só se vêem na TV. Desde que Montes Claros abriu as suas portas, já foram mais de 300 as pessoas convidadas para algum serão. São ocasiões que contribuem muito para a formação das pessoas que ali vivem e passam. Formação com a qual cada um se compromete quando inicia os anos da universidade, e que em Montes Claros procuram preencher com actividades das várias áreas, promovendo assim uma perspectiva transversal sobre os várioscampos da formação.

Alexandre Sousa

«Montes Claros apresenta um ambiente acolhedor de família. Aqui ninguém é indiferente. O contacto constante com pessoas do mesmo curso, ou mesmo de outras áreas, representa uma oportunidade única para crescer nos mais diversos âmbitos. Recomendo MC a quem queira estar em casa.»

[Alexandre Sousa, residente desde 2009, fez Gestão na Lusíada e actualmente é mestrando na UCP]

Apoio ao estudo

O projecto formativo de Montes Claros promove o desenvolvimento de hábitos de estudo, concebido como um serviço aos outros e a toda a sociedade. Esta é a principal actividade da residência. Assim, fomenta-se um ambiente exigente de silêncio e aproveitamento do tempo, que facilitam a concentração.

Montes Claros oferece aos residentes e aos seus amigos boas condições para estudar bem: salas de estudo, salas de trabalhos em grupo e biblioteca. Para os alunos do primeiro ano, facilitando a sua adaptação à universidade, organizam-se cursos de Métodos de Estudo e programas de Tutoring, por meio dos quais um residente mais velho da mesma área procura ajudar o novo residente a adaptar-se à universidade.

«Estou em Montes Claros há cinco anos, e isto que dizer alguma coisa. Aqui encontrei um lugar onde posso estudar mais e estudar melhor, conviver com outros 50 estudantes quer no dia-a-dia, quer em viagens que organizamos e sobretudo aprender com as experiências de vida de várias personalidades conhecidas que passam por esta casa.»

[Luís Filipe Costa, residente desde 2008, finalista de Engenharia Civil no IST]

Luis Costa

Fazer mais

Além das actividades regulares, organizam-se em Montes Claros muitos outros eventos: voluntariado, viagens, desporto, etc. Por iniciativa da direcção ou organizadas pelos residentes, são momentos em que se cresce em amizade e espírito de serviço; os universitários aprendem a dar parte do seu tempo e a alargar horizontes.

Montes Claros inspira-se numa visão cristã da pessoa. E quem quiser, pode aprofundar o seu conhecimento da doutrina católica. Entre as actividades da Residência existem alguns meios de formação cristã (sessões sobre doutrina cristã, retiros, momentos de oração na calpela, entre outras). De acordo com o espírito de santificação do trabalho diário difundido por São Josemaria, recorda-se a todos que para um universitário cristão estudar é uma “obrigação grave” e que o trabalho se deve realizar com perfeição humana e espírito de serviço.

Todos os que o desejarem, podem contar com a atenção pastoral do Capelão da Residência, o Pe. João Paulo Pimentel, bem como vários tipos de actividades de formação espiritual, que estão a cargo de pessoas da Prelatura do Opus Dei.

Procura-se sempre respeitar ao máximo a liberdade da pessoa:frequentar as actividades de formação cristã não é nem condiçãode admissão, nem de permanência, na residência.

«O ambiente cristão que se procura em Montes Claros, também conta para fazer da residência a morada acolhedora de um universitário recém-chegado a Lisboa. Montes Claros torna-se, assim, a casa para onde apetece voltar no fim de um dia de trabalho, onde se encontra boa companhia e boas conversas que, escapando aos temas puramente académicos que se estudam na universidade, prolongam uma formação de valores, conduta e consciência, por vezes esquecida e, a meu ver, fundamentais.»

[Guilherme de Almeida Bandeira, residente entre 2006 e 2009, completou o Mestrado em Economia na École d'Économie de Paris, e actualmente é aluno de douturamento em Florença]

Num minuto Utentes: Rapazes universitários

Quartos: 61 quartos individuais

Alimentação:Pensão completa (4 refeições). Todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados

Lavagem de Roupa: Semanal. Inclui lavagem de roupa pessoal, lençóis e toalhas

Gulherme Bandeira

Instalações: Salas de Estudo, Biblioteca, Auditório, Campo de Futebol, Piscina, Capela, Enfermaria, Sala de Estar, Sala de Jantar, etc.

Atividades: Cinema, competições desportivas, congressos internacionais, conferências, coro, festas, formação cristã, atividades ao ar livre, serões culturais, programa humanístico, visitas culturais, voluntariado

Limpeza: Todos os dias úteis, tanto das zonas comuns como dos quartos

Apoio ao Estudo: Tutoring, cursos de métodos de estudo, fins-de-semana de estudo fora de Lisboa

Promotor: Associação Cultural Montes Claros em parceria com a Fundação Maria Antónia Barreiro

Diretor: Dr. Ricardo Marcelo

Calendário anual: Encerra no mês de Agosto, nos dias 24/25 de Dezembro e no período entre 5ª-feira e Domingo de Páscoa

Montes Claros – Residência Universitária e Centro Cultural

Rua Vera Lagoa, 5

1600-028 Lisboa

T. 217 221 000

E. mc@montesclaros.pt

S. www.montesclaros.pt

B. rumontesclaros.org