Biografia de Mons. Mariano Fazio

Vigário auxiliar do Opus Dei desde 2019, Mariano Fazio (Buenos Aires, 25 de abril de 1960) é licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Mons. Mariano Fazio.

Mariano Fazio nasceu em Buenos Aires, no dia 25 de Abril de 1960. É licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz.Foi ordenado sacerdote em 1991 por São João Paulo II, depois de ter trabalhado durante 7 anos como professor de Filosofia do Direito e colaborador do jornal diário "El Telégrafo", no Equador.

Entre 1996 e 2002, foi o primeiro decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma, e Reitor dessa Universidade de 2002 a 2008. No mesmo período, foi eleito presidente da Conferência de Reitores das Universidades Pontifícias Romanas.

Em 2007, foi nomeado perito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Aparecida, Brasil). Nessa ocasião, conheceu o então Arcebispo Jorge Mario Bergoglio.

Poucos meses depois, voltou de novo ao continente americano. Foi vigário regionaldo Opus Dei na Argentina, Paraguai e Bolívia. Em dezembro de 2014, foi nomeado vigário-geral do Opus Dei pelo prelado da altura, D. Javier Echevarría, cargo que continuou a ocupar em janeiro de 2017, quando o Santo Padre nomeou prelado do Opus Dei Mons. Fernando Ocáriz. Desde 14 de maio de 2019, é vigário auxiliar.

Tem interesses culturais e filosóficos diversificados. Designadamente, é membro da Sociedade Argentina Chestertoniana e da Academia Nacional de História do Equador. Publicou mais de 20 livros sobre sociedade moderna e processos de secularização, entre os quais se destaca a História da filosofia contemporânea, História da filosofia moderna e História das ideiascontemporâneas. Entre as suas obras encontram-se alguns perfis biográficos, nomeadamenteEl Papa Francisco. Claves de su pensamiento; San Juan XXIII; Beato Pablo VI. Gobernar desde el dolor; De Benedicto XV a Benedicto XVI.