Mons. Fernando Ocáriz

Fernando Ocáriz nasceu em Paris a 27 de Outubro de 1944. É licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona (1966).

Licenciou-se em Teologia pela Universidade Pontifícia Lateranense em 1969 e obteve o Doutoramento em Navarra em 1971, ano em que foi ordenado sacerdote. Foi professor ordinário de Teologia Fundamental na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Desde 1986 é consultor de diversos organismos da Cúria romana: Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986), Congregação para o Clero (desde 2003) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011).

É membro da Academia Pontifícia de Teologia desde 1989. Foi nomeado Vigário Geral da Prelatura do Opus Dei a 23 de Abril de 1994.

Nas suas publicações tratou preferencialmente temas de Filosofia e Teologia. Entre os livros que escreveu encontram-se: The mystery of Jesus Christ: a Christology and Soteriology textbook; Hijos de Dios en Cristo. Introducción a una teología de la participación sobrenatural; Amor a Dios, amor a los hombres; El marxismo: teoría y práctica de una revolución; Voltaire; Tratado sobre la tolerancia; Naturaleza, gracia y gloria. Para além destes, é co-autor de numerosas monografias. Em 2013 foi publicada uma extensa entrevista dada a Rafael Serrano sob o títuloSobre Deus, a Igreja e o mundo.