Pegadas da nossa fé: uma viagem pela Terra Santa

A Fundação Saxum acaba de publicar um guia para conhecer os principais Lugares Santos. Os seus autores, Jesús Gil e Eduardo Gil, situam as passagens do Evangelho nos respetivos cenários, apoiando-se nos dados das investigações históricas e arqueológicas, e nos testemunhos da Tradição e da liturgia da Igreja.

Os peregrinos que se desloquem a Saxum dispõem já de um guia que os preparará para conhecer em profundidade a Terra Santa. O livro "Pegadasda nossa fé", preparado por Jesús Gil e Eduardo Gil, contém vinte e cinco artigos com apontamentos religiosos, históricos e arqueológicos sobre os principais Lugares Santos: Nazaré, Ain Karim, Belém, Jerusalém, Caná, Cafarnaum, o mar de Genesaré, Betânia, Emaús...

Os textos originais apareceram entre 2012 e 2103 em Crónica, uma publicação mensal dirigida aos fiéis do Opus Dei, por ocasião do Ano da fé que Bento XVI convocou e o Papa Francisco concluiu. Apresentam-se agora recompilados – com algumas adaptações – sob o patrocínio da Fundação Saxum.

Os artigos foram escritos com o desejo de ajudar a meter-se no Evangelho, como aconselhava São Josemaría, e participar pessoalmente em cada cena de modo que a Palavra de Deus ressoe eficazmente na própria vida. Por isso, além de aproveitar os dados de investigações históricas e arqueológicas recentes úteis para esse fim, os autores recorreram aos testemunhos dos Santos Padres, que nos transmitiram a Tradição; ao Magistério e à Liturgia da Igreja; e, claro, aos ensinamentos do fundador do Opus Dei e seus sucessores.

S. Josemaría quis ir em peregrinação à Terra Santa e sonhou com o arranque ali de várias iniciativas apostólicas em beneficio da Igreja. No entanto, por diversas circunstâncias, não pôde ver cumpridos esses desejos. O Beato Álvaro del Portillo tornou realidade aquele antigo desejo, percorrendo os Santos Lugares de 14 a 22 de março de 1994. Na madrugada do dia 23, apenas umas horas depois de ter regressado a Roma, Deus chamou-o à Sua presença, tendo celebrado, pela última vez, a Santa Missa na igreja do Cenáculo. Tendo em conta o elevado significado desta viagem para os fiéis do Opus Dei, os seus cooperadores e as pessoas que têm devoção ao Beato Álvaro, em "Pegadas da nossa fé" são feitas várias referências ao que aconteceu durante aqueles dias

A Fundação Saxum edita esta publicação para uso privado e sem fins comerciais, e distribui-o em formato eletrónico de modo gratuito no seu site.

Quem o desejar pode obter cópias impressas através de vários serviços, a pedido, que imprimem as cópias por encomenda. Cobram os custos de impressão e de envio (com um custo variável segundo as empresas e os países, pelo que é conveniente comprovar previamente o preço final ao solicitar as cópias). De momento está disponível em castelhano, num livro de 348 páginas, de 17 x 24 cm, com mais de 260 fotografias, mapas e gráficos, a cores. As traduções em vários idiomas serão proximamente disponibilizadas.


Em português: Pegadas da nossa Fé

Para ler no site de S. Josemaria

ePub


Em inglês: In the Footprints of Our Faith

Descarregar publicação completa

PDF Alta resolução: (PDF 418 MB)
PDF Resolução média: (PDF 87 MB)
ePub
mobi
Descarregar da Apple Store



Em espanhol: Huellas de nuestra fe: un viaje por Tierra Santa

Descarregar publicação completa

PDF Alta resolução: (PDF 418 MB)
PDF Resolução média: (PDF 87 MB)
ePub
mobi

Descarregar da Apple Store

Pegadas da nossa fé: uma viagem pela Terra Santa from Opus Dei