“Infatigáveis no dom de si”

O Prelado do Opus Dei conferiu a ordenação diaconal a 32 fiéis do Opus Dei. Na sua homilia convidou-os a serem "infatigáveis no dom de si, vigilantes na oração, amáveis e acolhedores no serviço".

Imagem da cerimónia de ordenação diaconal dos 32 fiéis do Opus Dei.

No início da homilia recordou o fundador do Opus Dei e o Beato Álvaro: "Estes trinta e dois homens recebem hoje o sacramento da ordem sagrada continuando assim uma longa cadeia iniciada por S. Josemaria em 1944, com D. Álvaro e outros dois fiéis da Obra".

O Prelado comentou na homilia a oração colecta lida durante a cerimónia, que convida todos a serem infatigáveis no dom de si, vigilantes na oração, amáveis e acolhedores no serviço".

O dom de si, disse com palavras do Papa Francisco, é oferecer a outros o Evangelho "que dá resposta às necessidades mais profundas da pessoa, porque todos fomos criados para aquilo que o Evangelho nos propõe: a amizade com Jesus e o amor fraterno".

A vigilância na oração faz com que "não seja suficiente rezar um pouco às vezes, ou quando necessitamos. Além de dedicar um tempo de oração diária ao diálogo pessoal com o Senhor, devemos procurar comportar-nos de modo coerente com as exigências da vocação cristã". Deste modo, continuou, "também quando não nos seja possível falar com Deus, porque o trabalho nos absorve ou porque temos que descansar, poderemos ainda continuar a rezar, sem palavras, com os olhos do coração fixos no Senhor".

Por último, convidou os diáconos e todos os presentes, "a levarem uns as cargas dos outros", com palavras do Evangelho. "Prestai – dizia São Josemaria – com amor a Deus e aos vossos irmãos, um serviço do qual ninguém se aperceba. Se viverdes assim, vereis então como os outros começarão a comportar-se da mesma maneira; será como uma grande fogueira que fará arder o mundo".

Após a cerimónia, os diáconos e as suas famílias tiveram um breve encontro com D. Javier Echevarría. A cerimónia de ordenação presbiteral terá lugar no dia 9 de maio de 2015.