“Um mundo em movimento”, tema do Forum UNIV 2017

Como noutros anos durante la Semana Santa em Roma, estudantes provenientes de mais de 150 universidades de todo o mundo reunir-se-ão em Roma para o Forum Univ 2017.

O Forum Univ 2017 é um encontro internacional de universitários que desejam aprofundar, junto do sucessor de Pedro, o sentido da Semana Santa e da Páscoa. Este ano, o comité organizador do UNIV (que vai na sua 49ª edição) propôs que se refletisse sobre os temas “Um mundo em movimento” e “Modelando um mundo acolhedor”.

Os jovens que participam no Forum Univ enfrentam problemáticas sociais, políticas, económicas e culturais da atualidade na procura de soluções válidas que respeitem a dignidade humana e os direitos fundamentais da pessoa.

Audiência com o Papa

Na quarta-feira, dia 12 de abril os jovens participarão na audiência geral com o Santo Padre. Referindo-se ao tema proposto este ano para a reflexão dos jovens, a Presidente do Univ, Sofia Maruri, uruguaia, explica: “Se olharmos à nossa volta, a vida é movimento sem pausa. E hoje, mais do que nunca, parece que acelera. É a mobilidade do trabalho, com ritmos cada dia mais exigentes, as redes móveis, as comunicações sempre mais velozes, que nenhuma barreira pode entorpecer".

Sofía Maruri, presidente do Forum UNIV 2017.

A jovem uruguaia continua a referir que a vida "é a provisoriedade de afetos e situações, que parecem estar em contínua evolução e levam a perguntar se há algo digno de confiança e perdurável, em que valha a pena investir. É o êxodo massivo de populações: movimento de fuga do horror, de esperança numa paz possível, procura de uma nova estabilidade, movimento de quem sabe acolher e criar ambiente de lar para quem chega, mobilização de quem se põe em ação e se descobre a si mesmo nesse empenho”.

O FÓRUM UNIV 2017 PREVÊ MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM VÁRIOS LOCAIS DE ROMA: CONFERÊNCIAS, COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS...

O Forum Univ 2017 prevê manifestações culturais em vários locais de Roma: conferências, colóquios, demonstrações, mesas redondas com conferencistas como Elisabeth Anne Delgado, Presidente e fundadora de Kinderenergy; Susanne Kummer, cofundadora de AMAL, uma organização austríaca que tem como objetivo a integração das famílias dos imigrantes que procedem do médio oriente; José Luis Orihuela, membro do Conselho do Centre for Internet Studies and Digital Life e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra; Dwight Duncan, do Fundo Pro-Life Legal Defense; e Benedict Rogers, especialista em direitos humanos e perito em conflitos e nas dinâmicas sociais nos países da Ásia.

Outra das atividades é o Forum Encontro Romano, que tem como tema “Modelando um mundo acolhedor” e o "Projeto Inovadores Sociais", um espaço dedicado à apresentação de projetos de voluntariado e solidariedade dos quais são protagonistas os estudantes universitários.

Sob a inspiração de S. Josemaría

NESTES 49 ANOS, MAIS DE 100 000 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARTICIPARAM NO FORUM.

Os encontros Univ nasceram em 1968 sob a inspiração e impulso de S. Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei. Nestes 49 anos mais de 100 000 estudantes universitários participaram no Forum. Todos os anos os estudantes participam na audiência do Papa, sendo este ano particularmente significativo, tendo em conta o próximo Sínodo sobre os jovens. O texto daqueles encontros e a listagem de temas das 49 edições precedentes do Univ, juntamente com outras informações sobre el Forum, encontram-se nas páginas do site: www.univforum.org e https://www.univcongress.info/it/evento-internazion... .

A Prelatura do Opus Dei organiza atividades de formação cristã que acompanham o programa do Congresso. O Forum é uma oportunidade para conhecer a cidade de Roma, participar em visitas guiadas a museus, exposições de arte, bem como visitas aos lugares onde se podem seguir as marcas da história da Igreja desde os primeiros séculos.