Famílias fortes, sociedades fortes

O Papa Francisco concluiu o seu ciclo de catequeses semanais sobre o matrimónio e a família sublinhando o valor da unidade familiar. Disse que é urgente "uma nova aliança entre o homem e a mulher que liberte os povos da colonização do dinheiro e das colonizações ideológicas”.

Queridos irmãos e irmãs:

No meio de uma civilização marcada fortemente por uma sociedade administrada pela tecnologia económica, onde a subordinação da ética à lógica do benefício goza de um grande apoio mediático, torna-se cada vez mais necessária uma nova aliança entre o homem e a mulher, que liberte os povos da colonização do dinheiro e das colonizações ideológicas e que oriente a política, a economia e a convivência civil, para que a terra seja verdadeiramente um lugar habitável, onde se transmita a vida e se perpetue a ligação entre a memória e a esperança.

A fé diz-nos que esta aliança entre o homem e a mulher foi querida por Deus desde a criação

A fé diz-nos que esta aliança entre o homem e a mulher foi querida por Deus desde a criação, não só para velar pelos interesses íntimos da família: a eles confiou o mundo e o projeto de o domesticar; portanto, o que acontece entre o homem e a mulher repercute-se em todo o criado, como vemos no relato do pecado original.

Deus não nos abandona, a sua misericordiosa proteção não diminui, como demonstra a bênção especial que Deus concede à mulher para defender o seu filho do maligno

Mas Deus não nos abandona, a sua misericordiosa proteção não diminui, como demonstra a bênção especial que Deus dá à mulher para defender o seu filho do maligno.

Esta ternura de Deus vemo-la, sobretudo, encarnada em Jesus Cristo, nascido de uma mulher, que morreu por nós, mesmo sendo nós pecadores.


Saudações
Saúdo os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta audiência, e através de cada um de vós, saúdo todas as famílias dos vossos países. Dirijo uma saudação particular aos membros da Fundação Fé e Cooperação de Portugal e aos grupos de brasileiros. Deixai-vos guiar pela ternura divina, para que possais transformar o mundo com a vossa fé. Deus vos abençoe!

© Copyright - Libreria Editrice Vaticana

Libreria Editricine Vaticana/RomeReports