Evangelho e esperança: a oração íntima de S. Josemaría sai para as livrarias

A pregação inédita do fundador do Opus Dei começa a vir à luz. No passado mês de novembro foi apresentada em Madrid a edição histórico-crítica de “En diálogo con el Señor”, uma recompilação de textos orais de S. Josemaría em que Jesus é o protagonista; o Evangelho, a fonte principal, e a esperança, a mensagem mais destacada.

Boa parte das chaves da oração de S. Josemaria estão contidas em Caminho, um livro que deu a volta ao mundo e em que se misturam conselhos do fundador do Opus Dei, que nascem do seu trato com Deus, e uma ampla experiência pastoral. Chega agora às livrarias a sua oração em voz alta convertida em pregação dirigida a pessoas da Obra, embora o seu alcance universal tenha levado a que se abra essa parte da sua alma a todas as pessoas que queiram seguir os ensinamentos de mais um mestre de oração, dos muitos que povoam a história da Igreja.

No passado mês de novembro foi apresentada em Madrid a edição crítica de En diálogo con el Señor, o primeiro volume publicado com textos inéditos da pregação de S. Josemaria.

Luis Cano, historiador e coordenador da edição histórico-crítica de “En diálogo con el Señor”.

De acordo com Luis Cano, historiador e coordenador desta obra, juntamente com Francesc Castells, neste livro expõe-se «o que S. Josemaria diz aos seus mais estreitos colaboradores numa pregação muito íntima. Nessas palestras e pregações o fundador do Opus Dei não fala de estratégias, nem de grandes linhas de ação, mas de rezar, de serem fiéis a Jesus Cristo, de amar a Deus. É uma mensagem universal que não tem por que se circunscrever às pessoas da Obra».

Da análise dos textos, Cano destaca três questões que considera essenciais na mensagem de S. Josemaria: que a sua fonte principal para a oração é o Evangelho, que a vida de Jesus Cristo é o guião da sua pregação, e que está sempre cheia de esperança, de confiança em Deus.

Uma pregação para as pessoas da rua

O coordenador destas páginas sublinha que estes textos de S. Josemaria garantem que «a sua oração em voz alta não se dirige a pessoas perfeitas, por isso fala com toda a sinceridade da luta desportiva por ser bons cristãos. E fá-lo de tal maneira que é evidente a sua confiança em que é possível ser bons cristãos no meio do mundo, mesmo tendo em conta as nossas próprias debilidades ou as dificuldades do ambiente, que existem e sempre existirão».

Cano enfatiza que o fundador do Opus Dei não falava apenas para pessoas da Obra, «mas para toda a gente» porque «era uma pessoa que se sentia pequena diante de Deus, e isso nota-se na sua pregação. Eram precisamente esse conhecimento próprio e essa segurança no poder de Deus que lhe serviam para falar com confiança com Jesus e com Nossa Senhora».

Cano destaca de todo este volume de intervenções de S. Josemaria como o seu autor vivia o Evangelho.

A publicação deste livro é um passo mais na intenção do Instituto Histórico de S. Josemaria de publicar todos os textos do fundador do Opus Dei. «Nunca se tinha pensado que as suas palavras pudessem interessar a pessoas que não são ou não se sentem próximas da Obra, ou que vivem outra espiritualidade, mas ao longo da história da Igreja aconteceu muitas vezes que os textos dirigidos a um grupo de pessoas atingem mais transcendência pela força da sua mensagem renovadora. Vemo-lo com Santa Teresa de Jesus, S. Francisco de Sales, Santo Afonso Maria de Ligório. O eco das suas palavras é evidente, também entre pessoas não cristãs. Logicamente, nestes textos ganha relevância uma parte essencial da mensagem que S. Josemaria recorda desde a fundação do Opus Dei: a chamada universal à santidade e a missão específica do leigo na Igreja e no mundo».

Cano destaca de todo este volume de intervenções de S. Josemaria como o seu autor vivia o Evangelho e como estimulava os outros a seguir esse mesmo caminho «para tratar Jesus muito de perto».

Oração e Jesus

Sobre o título do livro que esta edição crítica protagoniza, o seu coordenador conta que «S. Josemaria tinha a ideia de escrever um livro que se intitulasse Diálogo, e que versasse sobre a oração. Foi um dos muitos projetos que não teve tempo de realizar. O título de En diálogo con el Señor é uma homenagem simplesa essa ideia, porque se trata de uma publicação que fala muito de oração. Em linha com os ensinamentos de muitos outros santos, S. Josemaria ensina que a oração não é algo rígido, mas falar com um amigo, com uma Pessoa que te ama. A oração não é um cúmulo de elucubrações áridas e aborrecidas, mas abrir o coração a Deus, e a Deus – como se pode apreciar nos textos de S. Josemaria – interessam-Lhe as nossas pequenas coisas, como a qualquer bom pai».

Cano sublinha também que entre os textos que fazem parte desta publicação pioneira, há alguns em que S. Josemaria fala de episódios da história do Opus Dei ou da sua própria vida. «Em todos se percebe que quer enfatizar que a Obra não é uma coisa sua, mas um desejo de Deus. Por isso, En diálogo con el Señor apresenta coisas que S. Josemaria não tinha dito noutros sítios, porque não costumava expor em público questões pessoais. Nesta ocasião, estas aberturas da sua alma são fruto do interesse daqueles que então o rodeavam para conhecer em primeira mão questões importantes que deviam constar na ata da história da Obra e da Igreja».