A Escola Condoray oferece um presente ao Papa Francisco no seu aniversário

Jovens do Peru oferecem ao Papa Francisco um bolo inspirado na equipa do seu coração: San Lorenzo de Almagro

Um bolo original decorado com os emblemas e cores do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro, de que o Papa Francisco é adepto, elaborado por professoras e alunas de Hotelaria da Escola Condoray de Cañete, foi um presente simbólico ao Sumo Pontífice na ocasião do seu aniversário, no domingo passado, 17 de dezembro.

“Queremos unir-nos deste modo e daqui à celebração do seu aniversário, para que sinta o carinho do povo peruano que aguarda a sua visita ao país com muita esperança”, afirmou Diana Celi, diretora de imprensa dessa instituição.

“Conhecemos a sua paixão pelo futebol e por isso decidimos decorar o bolo com motivos do ‘Clube do seu coração’, o San Lorenzo, e colocar uma figura em ponto pequeno do Papa a defender uma bola. Assim que surgiu a ideia, começámos a pensar em cada detalhe e a trocar ideias entre nós até que o projeto tomou forma”.

A equipa de Condoray que fez o bolo é formada por Elizabeth Aguado Gómez, Lizbeth Rodriguez Apolinario, Amelia Cuya de Simón, Desiré Casanova Ojeda, Alexandra Anicama Cuadros, Regina Rafael Lermo e um grupo de alunas. Realizou previamente várias tentativas e optou por preparar um bolo de cenoura recheado com doce de leite ao gosto do Papa.

“Vimos imensas fotografias para que Jhony Jesús Sánchez e Luz Ángela Yacato, talentos de Cañete, conseguissem dar forma ao rosto do Papa Francisco no boneco que fizeram à mão”.

Como não podíamos enviar o bolo para Roma, decidimos oferecê-lo em seu nome ao Núncio Apostólico no Peru, D. Nicola Girasoli, para que o partilhe com os seus colaboradores.

D. Nicola Girasoli, Núncio Apostólico no Peru

Em 2011, Elizabeth Aguado, professora da Escola Condoray, juntamente com outra ex-aluna, Miriam Sánchez, tiveram a excelente oportunidade de acolher o Papa Bento XVI, em Madrid, durante a sua visita a Espanha aquando das Jornadas Mundiais da Juventude. A prestigiada escola Fuenllana, onde estudavam, teve a seu cargo o almoço para Bento XVI organizado pelo então Cardeal Primaz de Madrid, Antonio María Rouco Varela.

Anos depois, ambas revivem com emoção essas gratas recordações enquanto participam na preparação do simpático presente para o Papa Francisco a um mês da sua visita ao país.

A Escola Condoray, obra corporativa do Opus Dei, trabalha desde 1963 ao serviço da promoção da pessoa humana, social e espiritual da mulher de escassos recursos do Vale de Cañete. Conta com uma Escola Superior de Educação, com os cursos de Secretariado Executivo, Administração de Serviços de Hotelaria e Contabilidade.