Encerramento do ano jubilar da misericórdia em Santa Maria da Paz

Desde o passado dia 13 de dezembro e durante o ano jubilar da misericórdia, a igreja prelatícia de Santa Maria da Paz (Roma) contou com uma porta santa, semelhante às que foram abertas em numerosos lugares.

O Prelado atravessa a Porta Santa.

Como noutros lugares, no domingo, 13 de novembro, teve lugar uma missa de encerramento do Ano Santo da Misericórdia na igreja prelatícia. Disponibilizamos alguns extratos da homilia pronunciada por D. Javier Echevarría.

O Prelado aprofundou a parábola do filho pródigo “que São Josemaría comentou muitas vezes, porque expressa perfeitamente a misericórdia do Pai. Fixemo-nos nesse pai que sai todos os dias da sua casa, sem abandonar o próprio lar para verificar se o seu filho regressava. E logo que o vê vir, corre a cobri-lo de beijos”.

Ao longo deste ano, continuou o Prelado, “o Senhor fez-nos compreender em que devemos melhorar. Percebemos que a misericórdia não é só compaixão, mas amor, amor que se faz serviço”.

“O que fiz neste ano da misericórdia? – Convidou a perguntarmo-nos. Servi na família? Ajudei os meus companheiros no trabalho? Desculpei os meus amigos? Imaginai o olhar do pai quando avista o filho pródigo. Com esse olhar – cheio de alegria, de compreensão, de afeto - devemos olhar para os outros”.

“Enchamos as ruas do amor de Deus”, concluiu. “Quando andardes pela cidade, rezai pelas pessoas, também pelas que não conheceis. Esta atitude dispor-nos-á, em qualquer circunstância, a estar mais disponíveis para servir. E a Virgem, que olhou para o seu Filho na cruz, ensinar-nos-á a ser misericordiosos com os outros.