Dois sacerdotes portugueses ordenados em Roma

32 sacerdotes de 13 países em celebração que contou com a presença de muitas dezenas de portugueses

José Maria Moreira, engenheiro Químico.

Dois novos sacerdotes portugueses do Opus Dei foram ordenados este Sábado, em Roma, numa cerimónia que contou com a presença de mais de uma centena e meia de portugueses.

A celebração, na igreja de Santo Eugénio, foi presidida pelo Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría.

José Maria Moreira (engenheiro químico) e Miguel Cabral (médico) deixaram o seu percurso profissional para abraçarem o sacerdócio, no seio da obra fundada pelo espanhol Josemaria Escrivá, em 1928.

Miguel Cabral, médico

O Pe. Miguel Cabral diz que “Deus tem os seus caminhos” para justificar a opção que tomou depois de trabalhar 10 anos como médico oncologista.

“Agora espero dedicar toda a minha vida ao sacerdócio, à Igreja, ao Papa e também ao Opus Dei”, esperando “ajudar as pessoas serem mais felizes estando mais perto de Deus”.

Já o Pe. José Maria Moreira admite que a escolha do sacerdócio não foi óbvia, frisando que “a vocação se vai descobrindo”.

Descobriu o Opus Dei aos 15 anos e só depois de começar a trabalhar como engenheiro químico despertou para a possibilidade de ser sacerdote, após um convite de responsáveis da obra.

A igreja de Santo Eugénio, onde ambos foram ordenados, tem um altar lateral com um retábulo pintado pelo português Martins Barata, no altar dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

Nesse mesmo retábulo há uma imagem de Nossa Senhora da Paz oferecida por Portugal em 1950, da qual foi feita uma réplica que está no Santuário de Cristo Rei (Almada), cujos 50 anos o Papa vai comemorar em Lisboa.

Na celebração de hoje foram ordenados um total de 32 sacerdotes, oriundos de 13 países diferentes.

Agência Ecclesia