Dirigir empresas com sentido cristão

O livro fala do apreço de Jesus pelos empreendedores, da natureza e finalidade da empresa, da missão de serviço e das exigências de justiça e caridade inerentes às tarefas dirigentes.

"Dirigir empresas com sentido cristão", livro do Prelado do Opus Dei.

Resenha publicada em www.elmundofinanciero.com

Descarga, em formato PDF, do artigo do Prelado do Opus Dei "Dirigir empresas com sentido cristão".

*****

A recuperação do papel primordial da empresa e do empresário na sociedade, e a superação de muitas disfuncionalidades atuais, requer uma nova noção da empresa e da tarefa de empresários e dirigentes.

Neste contexto, é relevante o sentido cristão da empresa e da sua direção. Disto se ocupa este volume que inclui três curtos mas incisivos escritos de D. Javier Echevarría. A sua leitura pode abrir horizontes e fazer refletir tendo em conta algumas posições atuais.

Fala do apreço de Jesus pelos empreendedores, da natureza e finalidade da empresa, da missão de serviço e das exigências de justiça e caridade inerentes às funções dirigentes.

Salienta o papel central das virtudes na atividade empresarial, a importância da unidade de vida e da espiritualidade do trabalho. Conclui refletindo sobre o humanismo cristão na empresa e salienta diversos aspetos éticos e sociais que implica dirigir empresas com sentido cristão.

O volume é precedido de um prólogo e de uma ampla introdução que coloca os escritos de D. Javier Echevarría no seu contexto e indica as suas principais linhas de força. Um epílogo reflete sobre os escritos centrais para esboçar aquilo que poderia constituir o perfil de um dirigente cristão.

D. Javier Echevarría nasce em Madrid em 1932, durante mais de vinte anos colabora estreitamente com São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, e desde 1994 é o Prelado desta instituição da Igreja católica. Foi ordenado Bispo por São João Paulo II em 1995. É Consultor de várias congregações romanas e Grande Chanceler de cinco universidades. É autor de vários livros de espiritualidade traduzidos em diversos idiomas.

*****

Colaboram neste volume os professores do IESE Business School:

  • Jordi Canals, Diretor Geral e Professor Ordinário de Economia e Direção Estratégica (Prólogo)
  • Domènec Melé, Titular da Cátedra de Ética Empresarial (Introdução)
  • Antonio Argandoña, Titular da Cátedra “la Caixa” de Responsabilidade Empresarial e Governo Corporativo (Epílogo)

FICHA EDITORIAL
Título: DIRIGIR EMPRESAS COM SENTIDO CRISTÃO
Autor: Javier Echevarría
ISBN: 978-84-313-3102-3
Págs.: 108
Coleção: Astrolabio Economía y Empresa
Tamanho: 145x215mm; Peso:160g