10 maneiras de conhecer melhor S. Josemaría

Vídeos que inspiram milhares de pessoas, lugares relacionados com a vida de S. Josemaria que se podem percorrer com o telemóvel, dezenas de áudios com as suas homilias, etc.

Quem é

1. Site de S. Josemaria

O Fundador do Opus Dei conta com um site em que, por exemplo, se pode ler a oração a S. Josemaria em mais de 70 idiomas, também se pode descarregar em formato áudio. Um gráfico interativo facilita seguir a cronologia da sua vida com vídeos explicativos. A informação pode ampliar-se com a abundante documentação) sobre a sua mensagem, escritos, fichas históricas, etc.

Muitas pessoas escrevem relatando favores que receberam por sua intercessão, e existe uma secção multimédia com vídeos, fotografias e áudios.

A página de S. Josemaria está disponível em onze idiomas. E está também presente no Facebook, Twitter e conta com um canal do Youtube em que se podem ver mais de 150 vídeos.

S. Josemaria Escrivá: cronologia da sua vida


2. Secção biografia em opusdei.pt


3. Infografico de 'S. Josemaria, vida e mensagem'

Infográfico 'S. Josemaría, vida e mensagem'

Destacámos quatro grandes temas que refletem como Deus quis que S. Josemaria compreendesse a mensagem do Opus Dei, através de diversos acontecimentos da sua vida: a santificação do trabalho e a vida corrente; a amizade com Jesus Cristo; a missão de formação e apostolado; e, o trabalho social, com especial atenção aos doentes.

Ao passar o cursor pelas diferentes datas, pode-se ler o que aconteceu nesse momento, e inclusive ver algum vídeo explicativo.


4. Mapa interativo sobre os primeiros anos do Opus Dei

Mapa interactivo sobre os primeros anos do Opus Dei

A conhecida aplicação "Google maps" serviu para preparar um mapa sobre os primeiros anos do Opus Dei, e assim ilustrar melhor a biografia de S. Josemaria.

Dividiu-se a atividade de S. Josemaria e os começos do Opus Dei em cinco capítulos: Primeiros meses em Madrid, fundação do Opus Dei, atenção a doentes, primeiros passos da Obra e refúgios na guerra civil.

Se se acede através de dispositivos móveis e se ativa o GPS indica o caminho que se pode percorrer entre os diferentes lugares.


5. Vídeos breves de S. Josemaria em alta qualidade.

A secção "Vídeos breves do fundador" recolhe 52 vídeos agrupados em vários temas: a família, os sacramentos, a dor e a doença, a vida corrente, etc.

Trata-se de extratos breves de tertúlias que S. Josemaria teve com muitos grupos durante as viagens que fez à Península Ibérica e à América do Sul em 1972 e 1974.


6. Escutar S. Josemaria

O Fundador do Opus Dei escreveu numerosas homilias e fez longas viagens de catequese por diversos países do mundo. Agruparam-se 50 arquivos em áudio. Também se podem escutar várias homilias no nosso canal de Soundcloud.

7. Livros sobre a vida do Fundador do Opus Dei

S. Josemaría Escrivá

Agora é possível consultar onze livros sobre S. Josemaria, entre eles a biografia escrita por Andrés Vázquez de Prada (em espanhol).

As Ediciones Rialp editou as obras de S. Josemaría num livro digital – San Josemaría. Sus libros – que inclui um índice geral por matérias e um índice de procura de comentários a textos do Antigo e do Novo Testamento em todos os seus livros.

8. Álbuns de imagens

- Álbum fotográfico de S. Josemaria em alta qualidade (Flickr)
- Álbum de fotosde S. Josemaria Escrivá.
- A devoção a S.Josemaria em imagens.


9.
Questões históricas: Os primeiros anos do Opus Dei

Com a assessoria do Centro de Documentação e Estudos Josemaria Escrivá de Balaguer (CEDEJ), José M. Cejas responde a uma série de questões históricas sobre a vida do Fundador do Opus Dei e de sua família, a origem do Opus Dei, o contexto político e social em que começou a desenvolver-se, a atitude de Josemaría Escrivá perante a guerra civil de Espanha, Franco e muitas outras perguntas.


Imagem parcial da praça de S. Pedro durante a canonização de S. Josemaria

10. História do Opus Dei e de S. Josemaria Escrivá de
Balaguer

Graças a Studia et Documenta, a revista do Instituto Histórico S. Josemaria Escrivá de Balaguer (ISJE), estão disponíveis trinta artigos sobre a história do Opus Dei e de S. Josemaria, descarregáveis em formato PDF.